Topo

Quem eram os outros trapalhões além de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias

A formação clássica de "Os Trapalhões" - Divulgação
A formação clássica de "Os Trapalhões" Imagem: Divulgação

Renan Prates

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2017 04h00

Quando falamos de “Os Trapalhões”, logo quatro nomes vêm à cabeça: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Mas quem acha que apenas os quatro foram os protagonistas do programa, está enganado: 51 anos atrás, a formação era quase 100% diferente. Em 1966, ano de estreia na TV Excelsior, o programa se chamava “Adoráveis Trapalhões”, e o quarteto protagonista era formado pelo humorista Renato Aragão, o cantor Wanderley Cardoso, o ator/cantor Ivon Curi e o lutador de telecatch “Ted Boy” Marino.

O programa surgiu porque a Excelsior queria um sucesso como o "Jovem Guarda", da TV Record. A emissora conseguiu tirar da rival Wanderley Cardoso, que na época era ídolo do rock nacional. “Achei que uma pessoa sozinha não conseguiria levar um programa de uma hora, nem havia repertório para isso. Então, eu pensei em levar a ele uma série de outros jovens bem diversificados”, disse Wilton Franco, responsável pelo programa da Excelsior, em declaração publicada no livro "Os Adoráveis Trapalhões", de Luis Joly e Paulo Franco.

O primeiro nome pensado por Wilson Franco foi Costinha, mas a ideia logo foi vetada pois o humorista tinha um perfil que não eram bem visto na época da ditadura militar. Ted Boy Marino, que fazia sucesso na mesma Excelsior com programas de telecatch, foi chamado. Em busca de um comediante mais maduro, o diretor chamou Ivon Curi. Para dar um ‘frescor’ com um humorista mais jovem, ele pensou em Renato Aragão.

A primeira formação do programa correu desta forma até o ano seguinte, quando Ted Boy Marino recebeu uma proposta da TV Globo e saiu da Excelsior. Para substituí-lo, Franco escolheu a cantora Vanusa. E foi essa formação que se manteve até o final do programa, em 1968.

Quatro anos depois, o programa ressurgiu na TV Record, com o nome de "Os Insociáveis". Dedé, vivido por Manfried Santana, que era um dos coadjuvantes do elenco de "Os Adoráveis Trapalhões" ao lado de Roberto Guilherme, que ficou eternizado na série como o personagem Sargento Pincel, e Mussum já formavam o time principal. Em 1974, ano que o grupo foi para a TV Tupi, Zacarias fechou o quarteto. A estreia na Globo aconteceu em 1977.

Em julho de 2017, “Os Trapalhões” voltaram no canal Viva em versão repaginada. Novos personagens foram criados: Didico, Dedeco, Mussa e Zaca, interpretados respectivamente pelos atores Lucas Veloso, Bruno Gissoni, Mumuzinho e Gui Santana. Didi e Dedé continuaram os mesmos, interpretados por Renato Aragão e Dedé Santana, e agora são uma espécie de ‘tutores’ dos mais jovens. O programa passou em setembro a ser exibido também na TV Globo.

Relembre a trajetória dos primeiros Trapalhões:

Ted Boy Marino - Arquivo/Folhapress - Arquivo/Folhapress
Imagem: Arquivo/Folhapress
Ted Boy Marino

Ted Boy era o apelido de Mario Marino, nascido na Itália em 1939. Pouco antes de vir ao Brasil com 24 anos, virou praticante de halterofilismo e treinava luta livre em Buenos Aires. Aqui, ele fez muito sucesso com o telecath, na mesma época que participou do “Adoráveis Trapalhões”. Ele chegou a participar de “Os Trapalhões” na década de 80, sendo coadjuvante de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Ele morreu em 2012, aos 72 anos, após uma parada cardíaca.

 

Ivon Curi como o Seu Gaudêncio - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Ivon Curi

Nascido em 1928, ele ganhou fama como ator e cantor de chanchadas. Tem uma extensa filmografia e discografia na carreira. O último trabalho de notoriedade foi como Seu Gaudêncio na "Escolinha do Professor Raimundo", na TV Globo. Morreu em 1995, aos 67 anos.

 

 

 

Wanderley Cardoso - Jair Magri/Divulgação - Jair Magri/Divulgação
Imagem: Jair Magri/Divulgação
Wanderley Cardoso

O cantor conseguiu emplacar o seu primeiro sucesso praticamente na mesma época em que fez parte de “Os Adoráveis Trapalhões”. Ele, que ficou conhecido como “bom rapaz”, ganhou notoriedade pela primeira vez com a música “Preste Atenção”. Hoje aos 72 anos, Cardoso foi um dos ícones da Jovem Guarda na década de 60. Depois, optou pelo caminho da música gospel. Tem inúmeros trabalhos no teatro e no cinema.

 

Wanusa - Thyago Andrade/Brazil News - Thyago Andrade/Brazil News
Imagem: Thyago Andrade/Brazil News
Vanusa

Cantora fez muito sucesso durante o período da Jovem Guarda, na década de 60. Na época de “Os Adoráveis Trapalhões”, ela chegou a engatar um namoro com Wanderley Cardoso. Hoje, aos 70 anos, está internada em uma clínica de reabilitação.