Topo

Acusado de assédio, protagonista de "Transparent" se desliga da série

Jeffrey Tambor é o protagonista da série "Transparent" - Divulgação
Jeffrey Tambor é o protagonista da série "Transparent" Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

19/11/2017 20h03

Após duas acusações de assédio por membros da equipe de "Transparent", Jeffery Tambor anunciou neste domingo (19) que não vai retornar à série da Amazon, segundo o "Deadline". O ator, que nega o abuso, se refere a situação como um mal-entendido.

"Interpretar Maura Pfefferman em 'Transparent' foi um dos maiores privilégios e uma das maiores experiências criativas da minha vida. Ficou claro nas últimas semanas, no entanto, que esse não é mais o mesmo trabalho que comecei há quatro anos", afirmou o ator à publicação.

"Já deixei claro que lamento profundamente se alguma ação minha foi mal interpretada por alguém como sendo agressiva, mas a ideia de que eu deliberadamente assediaria alguém é simplesmente uma inverdade. Dada a atmosfera politizada que parece ter atingido nosso set, eu não vejo como voltar à série", declarou. 

Tambor foi acusado de assédio sexual por uma colega da série, a atriz trans Trace Lysette, que interpreta a personagem Shea. Ela relatou o comportamento do ator em declaração à revista "The Hollywood Reporter" na última quinta-feira (16). Em seu texto, ela afirma que Tambor fez "muitos avanços e comentários sexuais" e, em uma ocasião específica, o assédio se tornou físico.

No dia, quando a atriz surgiu para gravar uma cena vestindo sutiã e shorts, Tambor teria dito: "Meu Deus, Trace. Quero atacar você sexualmente". Uma outra atriz, Alexandra Billings, estava presente no momento, e as duas levaram a declaração na brincadeira "porque era muito absurda", recordou Lysette.

Mais tarde, ela afirma que o ator a atacou. "Minhas costas estavam apoiadas em uma parede quando Jeffrey me abordou. Ele se aproximou, colocou os pés descalços em cima dos meus, de forma que eu não conseguia me mexer, e começou a fazer movimentos rápidos e discretos contra o meu corpo. Eu senti o pênis dele no meu quadril através do pijama fino que ele vestia e o empurrei".

Em declaração oficial, Tambor negou a acusação. “Eu sei que nem sempre fui a pessoa mais fácil de se trabalhar. Eu posso ser volátil, ter um temperamento ruim e frequentemente expresso minhas opiniões de forma sem tato. Mas nunca fui um predador – nuca. Eu sinto muito se qualquer ação minha foi mal interpretada por qualquer pessoa como sendo sexualmente agressiva ou se eu ofendi ou machuquei alguém. Mas o fato é que, apesar das minhas falhas, eu não sou um predador, e a ideia de que alguém possa me ver dessa forma é mais perturbadora do que consigo expressar.”

Tambor já havia sido acusado de assédio por sua ex-assistente pessoal, Van Barnes.