Topo

Lena Dunham pede desculpas após defender roteirista acusado de estupro

Lena Dunham defendeu roteirista de "Girls" e foi criticada - Divulgação
Lena Dunham defendeu roteirista de "Girls" e foi criticada Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/11/2017 09h43

A atriz Lena Dunham, famosa por “Girls”, pediu desculpas por defender o roteirista da série Murray Miller, acusado de estuprar a atriz Aurora Perrineau quando ela tinha 17 anos.

Na última sexta-feira (17), após o caso ser revelado publicamente, Dunham publicou uma mensagem de apoio a Murray, em conjunto com a produtora executiva de “Girls”, Jenni Konner.

Veja mais

“Apesar do nosso primeiro instinto ser o de ouvir as histórias de todas as mulheres, nosso conhecimento da situação de Murray nos deixa confiantes de que, infelizmente, essa acusação se encaixa nos 3% de casos de abuso falsamente denunciados a cada ano”, escreveu.

A atriz foi duramente criticada nas redes sociais e, no sábado, se retratou. “Eu ingenuamente acreditei que era importante compartilhar a minha perspectiva sobre a situação do meu amigo, já que ela se desenrolou por trás das câmeras nos últimos meses. Eu agora entendo que foi um momento completamente equivocado para fazer uma declaração dessas, e peço desculpas.”

Entenda o caso

Aurora Perrineau, atualmente com 23 anos, denunciou o roteirista Murray Miller à polícia de Los Angeles na última sexta-feira. Segundo a denúncia da atriz, ela conheceu o roteirista, na época com 35 anos, enquanto estava com amigos. Mais tarde, o grupo foi à casa dele, onde o crime teria ocorrido.

“Em certo ponto, acordei nua, na cama de Murray. Ele estava em cima de mim, tendo relações sexuais comigo. Em nenhum momento consenti com qualquer contato sexual com Murray”, afirmou. Na Califórnia, a idade de consentimento é de 18 anos.

Antes de fazer a denúncia à polícia, Murray passou em setembro por um teste do polígrafo, para validar suas afirmações.

Em declaração emitida por seu advogado, Miller negou as acusações. “Depois de ser contatado há várias semanas por advogados que, em nome da Srta. Perrineau, procuravam uma substanciosa compensação financeira, a equipe legal do Sr. Miller reuniu várias evidências contradizendo diretamente essas acusações falsas e ofensivas.”

Ao site TheWrap, a mãe da atriz, Britanny Perrineau, negou que qualquer pessoa tenha pedido dinheiro a Miller em nome de sua filha ou da família.