Topo

Medo, machismo e assédio: Natalie Portman revela lado sujo de Hollywood

Natalie Portman revelou a podridão de Hollywood - Getty Images
Natalie Portman revelou a podridão de Hollywood Imagem: Getty Images

Do UOL

Em São Paulo

20/11/2017 17h36

Ela surgiu ainda adolescente no cult "O Profissional", explodiu para o sucesso na bilionária saga "Star Wars" e foi consagrada no Oscar com uma atuação arrebatadora em "Cisne Negro". Mas a carreira de sucesso não apaga ou exclui o que centenas (talvez milhares) de atrizes sofrem em Hollywood: medo, assédio sexual, machismo e violência de todos os tipos. Mas agora Natalie Portman resolveu falar.

Em entrevista durante um festival em Los Angeles, a atriz de 36 anos contou os casos de assédio que sofreu durante a carreira. "Quando esses casos de assédio vieram à tona eu pensei que tinha sorte por não ter passado por isso. Mas pensando bem eu vi que, de uma maneira ou de outra, sofri discriminação ou assédio em praticamente todos os trabalhos que fiz. Acho que muita gente está tendo esse reconhecimento agora", afirmou Portman.

Leia também:

Segundo a atriz, os casos de assédio começaram logo após o sucesso de "O Profissional". No filme ela interpreta uma garota que passa a viver com um assassino profissional após os seus pais serem mortos. Portman tinha 11 anos quando gravou o filme. 

Definitivamente teve um período na minha carreira que eu recusava fazer qualquer cena de beijo ou de sexo. Por que nos meus primeiros papéis as críticas diziam que eu era uma Lolita e coisas do tipo, e isso me deixava assustada

Ela também relatou um convite feito por um produtor, que a chamou para viajar de avião para um lugar onde ela já ia. "Eu apareci e só tinha nós dois e uma cama no avião. Eu disse que aquilo não me deixava confortável e fui respeitada. Mas não foi nem um pouco legal. Foi realmente inaceitável e manipulador. Eu fiquei assustada."

Além disso, Portman também já disse ter sido desrespeitada por diretores. Um deles teria dito que a atriz o estava "cansando" em uma reunião. "Eu falei: 'Eu o estou cansando por dar minha opinião sobre o meu trabalho?' E a atitude era completamente diferente com os atores homens que estavam a meu lado, chegando ao ponto que um dos atores teve que dizer para o diretor: 'Você não a está ouvindo de jeito nenhum e está me ouvindo, e nós estamos basicamente dizendo a mesma coisa'".

Segundo Portman, a indústria do cinema é machista, com as mulheres tendo poucas oportunidades. "Normalmente você anda pelo set como sendo a única mulher. É muito raro ver mulheres na equipe de filmagens além das áreas de cabelo, maquiagem e figurinos, que são os departamentos mais estereotipados para as mulheres nessa indústria. Se você consegue uma oportunidade para trabalhar, normalmente é a única mulher na sala. Eu já ouvi isso de amigas que são advogadas, empresárias ou escritoras no show business."