Topo

"Law and Order: SVU" terá episódio inspirado em assédio de Weinstein

Harvey Weinstein foi denunciado por várias atrizes de Hollywood - Getty Images
Harvey Weinstein foi denunciado por várias atrizes de Hollywood Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/11/2017 09h52

A série “Law and Order: Special Victims Unit” terá um episódio inspirado nas denúncias de assédio e abuso sexual contra o produtor Harvey Weinstein.

“Nós estamos fazendo uma referência direta a Harvey Weinstein, mas não na indústria do entretenimento”, contou o produtor executivo Michael Chernuchin à revista “Entertainment Weekly”. “É um episódio importante sobre cultura do estupro dentro de uma área, e queríamos que a lei fosse mais abrangente para criminalizar esse tipo de ambiente.”

Veja mais

Em vez de Hollywood, o episódio será centrado no mundo da aviação – e já estava sendo escrito quando estourou o escândalo do magnata. “Nós estávamos trabalhando em uma história sobre pilotos de aviação e o ‘clube do bolinha’ que há nessa área. Estávamos mexendo no texto e dissemos ‘uau, isso é exatamente o que as atrizes passam em Hollywood. É a mesma coisa’. Então desenvolvemos toda a nossa história ‘Harvey’ com pilotos.”

O episódio está previsto para ir ao ar em 2018.

No ar há 19 temporadas “Law and Order: SVU” conta a história de Olivia Benson (Mariska Hargitay), uma detetive que da unidade da polícia de Nova York incumbida de investigar crimes sexuais. No Brasil, a série é transmitida pelo Universal Channel.

Escândalos em Hollywood

Vários atores e cineastas poderosos vêm sendo alvos de acusações desde que uma reportagem publicada pelo "The New York Times" no início de outubro revelou que o produtor Harvey Weinstein assediou mulheres durante décadas. Dias depois, a revista "New Yorker" publicou sua própria reportagem sobre o tema -- dessa vez, com acusações de estupro.

Com o passar dos dias, o número de denúncias explodiu. Nomes de peso da indústria, como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Mira Sorvino e Rosanna Arquette também acusaram o magnata. Weinstein, que ao lado do irmão Bob construiu uma fábrica de sucessos de bilheteria, com 80 premiações do Oscar e mais de 300 indicações, deixou o seu cargo na empresa que fundou e foi expulso do Sindicato dos Produtores e da Academia.

A repercussão do caso fez com que várias outras famosas relatassem suas experiências: Reese Whiterspoon, por exemplo, contou que foi abusada por um diretor quando tinha apenas 16 anos, e Jennifer Lawrence revelou que foi colocada nua em uma fila com outras atrizes e chamada de "comível" por um produtor.

Desde então, outros nomes da indústria foram denunciados, como o diretor James Toback e os atores Kevin Spacey, Jeffrey Tambor e Ed Westwick.