Topo

Diretor defende presença de Johnny Depp em "Animais Fantásticos 2"

Johnny Depp foi acusado de agredir a sua ex-mulher, Amber Heard - Christopher Polk/Getty Images for People"s Choice Awards
Johnny Depp foi acusado de agredir a sua ex-mulher, Amber Heard Imagem: Christopher Polk/Getty Images for People's Choice Awards

Do UOL, em São Paulo

28/11/2017 14h26

Em meio às acusações de assédio e abuso sexual contra atores, diretores e personalidades da indústria cinematográfica, a Warner Bros. se viu envolvida em uma polêmica por confirmar a presença de Johnny Depp em “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald”, novo filme da franquia. E agora o diretor do longa, David Yates, saiu em defesa do ator, acusado de agredir a ex-mulher, Amber Heard.

"Honestamente, há uma situação no momento em que há várias pessoas sendo acusadas de coisas, elas estão sendo acusadas por várias vítimas, e é muito assustador”, disse Yates à revista “Entertainment Weekly”. “Com Johnny, parece que houve uma pessoa que alegou alguma coisa. Só posso falar a respeito do homem que vejo todo dia: ele é decente e gentil, e é tudo o que vejo. Qualquer que seja a acusação, ela não corresponde ao ser humano com quem tenho trabalhado”.

Yates ainda lembrou que outras mulheres que se relacionaram com o ator saíram em defesa dele, como Vanessa Paradis e Winona Ryder. “Algumas das mulheres na vida dele disseram a mesma coisa: ‘esse não é o ser humano que conhecemos’. É muito diferente em casos em que há vários acusadores, ao longo de vários anos, e precisamos refletir sobre a nossa indústria que isso aconteça, ano vem, ano vai. Johnny não está de forma alguma nessa categoria. Então, para mim, não cabe mais analisar isso. É um assunto morto”. 

Depp foi acusado de violência doméstica por sua então mulher, a atriz Amber Heard, em maio de 2016, e fotos do rosto dela com hematomas chegaram à imprensa internacional. Meses depois, os dois finalizaram o divórcio em um acordo e a atriz retirou as queixas. Ela recebeu US$ 7 milhões do ator, e doou todo o valor para instituições beneficentes.

A reação dos fãs 

Quando Johnny Depp foi acusado, ele já havia filmado sua participação em "Animais Fantásticos", que ainda era segredo.

A sensação geral era que não pegava nada bem um agressor no elenco da franquia criada por J.K. Rowling, que sempre foi pautada no respeito e valorização da diversidade, mas o estrago já estava feito.

Só que as coisas mudaram um pouco de lá para cá, depois da enxurrada de denúncias de assédio e abusos sexuais contra nomes poderosos de Hollywood, como o produtor Harvey Weinstein, o ator Kevin Spacey e o comediante Louis CK, que foram excluídos de praticamente todos os trabalhos que fariam, justamente porque ninguém mais queria estar associado a eles.

Spacey, inclusive, vai ser substituído em um filme que já estava pronto e seria lançado em dezembro, e em menos de 24 horas CK perdeu seus programas na HBO, FX e Netflix e teve o lançamento de seu próximo filme cancelado.

Nesse novo clima, a notícia de que Depp não só continua no elenco de "Animais Fantásticos", como terá um papel ainda maior (o filme tem o nome do personagem dele!) não foi recebida com muito entusiasmo, mas com muitas reclamações