Topo

Aconteceu mesmo? Floki descobrirá novas terras na 5ª temporada de "Vikings"

Floki descobre novas terras na 5ª temporada de "Vikings" - Divulgação
Floki descobre novas terras na 5ª temporada de "Vikings"
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

30/11/2017 04h00

Atenção: o texto abaixo contém spoilers e revela partes importantes da trama da 5ª temporada de “Vikings”


A quinta temporada de “Vikings” já começou e as dúvidas dos fãs se a série sobreviveria à morte do rei Ragnar Lothbrok foram desfeitas. Os dois primeiros episódios exibidos na madrugada desta quinta-feira à 1h no canal Fox Premium 2, mostraram que a guerra civil entre os filhos do rei tem todos os elementos para agradar os fãs mais fanáticos.

Mas o destaque destes episódios foi mesmo Floki, interpretado pelo ator sueco Gustaf Skarsgård e um dos personagens mais queridos do programa. Floki finalmente ganhou dos produtores a atenção que merece. O construtor de barcos, que se jogou em uma jornada sem volta pelo oceano, descobriu uma terra completamente nova e desabitada: a Islândia.

Leia mais

O que poucos sabem é que Floki foi inspirado em um viking de mesmo nome que ficou conhecido justamente por descobrir e batizar esta imensa ilha no hemisfério norte. Na vida real, seu nome completo era Hrafna-Flóki (Corvo-Floki) Vilgerðarson e ele chegou à Islândia no século 9. Sua história ficou registrada no livro Landnámabók, que conta todos os assentamentos feitos no país desde então.

Os primeiros episódios da quinta temporada mostram que Floki chegou à ilha sozinho, após a morte de sua mulher e filha e pensou ter encontrado Asgard, a terra onde moram os deuses vikings.

Mas na vida real o navegador viajou com a sua mulher Gró e as duas filhas. Ele teria saído da Noruega e no trajeto uma das meninas morreu. No meio do caminho, fez uma parada nas Ilhas Faroé, onde a outra filha se casou. Lá ele pegou três corvos que o ajudaram na navegação e por isso mesmo ganhou o apelido de Hrafna-Floki.

Floki em cena da 5ª temporada de "Vikings" - Divulgação - Divulgação
Floki em cena da 5ª temporada de "Vikings"
Imagem: Divulgação

Durante a sua jornada, ele soltou os três corvos, cada um em uma direção diferente. O primeiro voltou para as Ilhas Faroé, o segundo voou para longe mas voltou para o barco e o terceiro seguiu para noroeste e não retornou. O navegador soube, então, que estava próximo de uma terra firme. Floki gostou tanto da nova terra que decidiu passar o resto da vida por lá, dando início à colonização do país.

Agora, resta saber como a descoberta feita pelo personagem na ficção irá impactar nos novos acontecimentos da série. Será que Floki montará um acampamento com outros vikings na ilha gelada? Será que ele voltará para a Inglaterra para ajudar Ivar na vingança contra a morte de Ragnar ou será que ele escolherá um lado na guerra civil entre os irmãos?

Quinta temporada

Assim como na última temporada, esta nova também terá 20 episódios, divididos em duas partes de dez cada. A temporada começa com uma a demonstração de liderança de Ivar (Alex Høgh) frente ao Exército dos Grandes Povos, enquanto Lagertha (Katheryn Winnick) continua como a rainha de Kattegat. Bjorn (Alexander Ludwig), por sua vez, continuará seu destino no Mediterrâneo.