Topo

De "Indiana Jones" a "Matrix"! Dez melhores trilogias da história do cinema

Do UOL, em São Paulo

07/12/2017 04h00

Lá vem uma das grandes polêmicas da história do cinema: qual a sua trilogia preferida? A discussão de mesa de bar mexe com o coração de muitas pessoas, que passaram horas devorando filmes de uma saga para alguém falar que aquela outra sequência, que você não gosta tanto, é melhor que o original.

O UOL selecionou os melhores trios da sétima arte. Concorda com as escolhas?

Em uma galáxia distante...

Chewbacca, Luke, Obi-Wan e Han Solo reunidos Imagem: Reprodução

Começando com um clássico, a primeira parte da saga "Star Wars" -- ou "Guerra nas Estrelas" -- chegou aos cinemas em 1977 com um mundo fantástico criado por George Lucas. O trio heroico Luke Skywalker, princesa Leia e Han Solo arrastaram uma multidão aos cinemas e construíram um legado em "O Império Contra-Ataca" (1980) e "O Retorno de Jedi" (1983). Isso sem falar nos outros personagens, caso de Chewbacca, Obi-Wan Kenobi, Yoda, R2-D2, C-3PO e o sempre marcante Darth Vader.

Clint dominando o velho oeste

Clint Eastwood em "Três Homens em Conflito" Imagem: Reprodução

"Por um Punhado de Dólares" (1964), "Por Uns Dólares a Mais" (1965) e "Três Homens em Conflito" (1966) são considerados clássicos do western spaghetti. Dirigido por Sergio Leone, as aventuras são consideradas trilogia por seguir a vida do "Homem sem Nome". Em cada filme, o protagonista Clint Eastwood aparece com um nome: Joe, Manco e Lourinho. Mas ele sempre usa as mesmas roupas e age da mesma forma: como o maior perigo do faroeste norte-americano.

"Apenas negócios"

Marlon Brando e Al Pacino em cena em "O Poderoso Chefão" (1972) Imagem: Divulgação

A obra-prima dos filmes sobre a máfia rende algumas conversas acaloradas. Há quem odeie a parte 3, lançada quase 16 anos depois do segundo capítulo da franquia, em que Michael Corleone tenta legalizar seus negócios enquanto o sobrinho da pá virada tem o sangue quente da família. Mas de qualquer forma, a trilogia dirigida por Francis Ford Coppola é uma elegância do começo ao fim, com personagens icônicos, cenas que viraram referência e as frases que serão repetidas por muitos e muitos anos. 

Frodo e companhia

"O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2003) Imagem: Divulgação

Peter Jackson gravou os três filmes em uma paulada só e conseguiu 17 Oscar. "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" marcou a primeira adaptação do universo mágico do escritor J. R. R. Tolkien e foi seguido por "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei", criando uma legião de fãs. As produções arrecadaram milhões nas bilheterias e deu brecha para que o cineasta seguisse sua adoração pelo autor na trilogia "O Hobbit". Mas essa não entra na lista das melhores, convenhamos...

Os brinquedos que ganham vida

Cena de "Toy Story 3" Imagem: Reprodução

"Toy Story" é demais. Os brinquedos que ganham vida quando nenhuma pessoa está olhando viraram referência da cultura pop e é um dos marcos da Pixar. Os três filmes seguem a mesma ideia com seus personagens queridos. O Rex continua medroso, Woody é o cowboy destemido, Buzz Lightyear continua com a ideia de "ao infinito e além" enquanto o Sr. Cabeça de Batata monta e desmonta seu corpo. Uma próxima animação chega aos cinemas em 2019. Como ficará o grupo com Andy na faculdade?

Futuro, aí vou eu

Imagem: Reprodução

"De Volta Para o Futuro" é um marco dos anos 80. Marty Mcfly é um garoto de 17 anos que é mandado acidentalmente para o passado, graças a uma máquina criada pelo seu amigo, o Dr. Emmett Brown. No segundo filme, o adolescente vai para o futuro -- em 2015 -- e a situação fica ainda melhor. É impressionante com a franquia definiu uma geração, puxando pelo lado divertido de brincar com uma máquina do tempo. Há dois anos, diversas comparações da realidade com o que o filme previu viraram discussões de bar. E olha que muita coisa a produção acertou.

Trilogia do Sangue e Sorvete

Cena do filme "Chumbo Grosso" Imagem: Divulgação

O diretor Edgar Wright e os atores Simon Pegg e Nick Frost fizeram três filmes, cada um associado a um sabor de sorvete. A brincadeira deu certo já no estreante "Todo Mundo Quase Morto" (2004), um dos melhores filmes de zumbi já feito. Depois, em "Chumbo Grosso" (2007), a dupla protagonista vive parceiros policiais cheios da graça em uma cidade pacata da Inglaterra. Por fim, "Heróis de Ressaca" (2013) fecha com chave de ouro o grupo. O trio ficou conhecido pelos diálogos rápidos e inteligentes, além de zoar com a cultura pop. 

O Batman de Nolan

Christian Bale em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" Imagem: Reprodução

O diretor Christopher Nolan deu vida a uma trilogia Batman que revolucionou os filmes de super-heróis. Os filmes puxados pelo realismo trouxeram os vilões Espantalho, Duas Caras e Bane. Mas o personagem mais marcante ficou com Coringa, interpretado pelo ator Heath Ledger, que ganhou o Oscar póstumo de melhor ator. Protagonizado por Christian Bale, "Batman Begins", "Batman: O Cavaleiro das Trevas" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" é a trinca que os fãs do Homem-Morcego pediam há muitos anos.

Neo e a Matrix

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em cena de "Matrix" (1999) Imagem: Divulgação

Ok, o terceiro pode não ser lá essas coisas, mas não podemos descartar a importância da trilogia para Hollywood. O primeiro filme, de 1999, discute a nossa realidade, no sentido de que uma máquina produz tudo aquilo que pensamos ser a verdade. Um hacker descobre isso e agora corre perigo, mas ao seu lado ele tem um grupo de rebeldes liderado por Morpheus. Cenas antológicas e uma revolução na cultura geek são pontos mais marcantes da saga.

O arqueólogo que você respeita

Harrison Ford em cena do filme "Indiana Jones e o Templo da Perdição" (1984), de Steven Spielberg Imagem: Divulgação

Spielberg e Harrison Ford formam a dupla perfeita. O arqueólogo foi atrás da Arca Perdida, do Templo da Perdição e do Santo Graal nos anos 80, virando um dos personagens mais queridos (entre tantos) do ator norte-americano. A fórmula "Sessão da Tarde" que o cineasta adora imprimir em suas produções é certeira na trilogia, entre cenas de ação flertando com diálogos cômicos e o charme impecável do protagonista. Para fechar a trinca, uma participação especial de Sean Connery (o eterno James Bond), vivendo o pai de Indiana, é perfeita.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De "Indiana Jones" a "Matrix"! Dez melhores trilogias da história do cinema - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade