Como Sean Young rejuvenesceu 35 anos em "Blade Runner"? Diretor explica
Os painéis "Recriando o Mundo de Blade Runner" e "Gollum, Balu e César: A Magia da Weta", que aconteceram nesta quinta (7) na Comic Con Experience 2017, foram um grande deleite para os fãs de efeitos visuais que compareceram à São Paulo Expo.
O primeiro a subir ao palco foi Richard Glegg, diretor de efeitos visuais de "Blade Runner 2049", que detalhou o complexo processo de levar às telas uma versão rejuvenescida de Rachael, personagem interpretada por Sean Young, praticamente idêntica à do filme de 1982.
Antes das camadas e mais camadas de textura digital, uma modelo deu formato ao corpo da atriz. Em seguida, a própria Sean gravou diálogos para registrar movimentos faciais da personagem.
"Mostramos as filmagens do novo e do original aos diretores, sem falar qual era cada uma, para ver se eles conseguiam observar a diferença. Ninguém conseguiu", disse Glegg para um bom público no auditório Cinemark.
O estudo vai além do que é visto. Um programa destrinchou o esqueleto da atriz e dezenas de câmeras testadas com luzes diferentes "tiraram" 35 anos de Sean Young, como se ela não tivesse saído do início dos anos 1980.
Macacos digitais (quase) humanos
Na sequência, o supervisor de efeitos visuais Dan Lemmon, vencedor do Oscar 2016 por "Mogli: O Menino Lobo", falou sobre a trilogia "Planeta dos Macacos".
Se a produção de "Blade Runner" suou para criar uma personagem, imagine reproduzir um bando de macacos?
A pesquisa começa com fotos e vídeos dos animais, na tentativa de capturar os mínimos detalhes físicos. E olha que são mínimos mesmo.
A pelagem que sofre com o movimento dos ventos é colocada em um software de edição de imagens estilo do Photoshop, para não ficar "muito caro", diz o especialista.
Mesmo assim, o processo trabalhoso prima por acabamentos personalizados, seja por uma rolada na neve ou uma luta durante uma tempestade.
"O trabalho todo é do ator, a gente só dá um toque final", resume Lemmon.
Para as montanhas e a vegetação, um passeio de helicóptero com uma câmera potente faz o serviço. As imagens depois são reproduzidas no filme para criar outro aspecto., mais realista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.