Topo

Fernanda Montenegro é ovacionada na CCXP e declara: "Claro que sou nerd"

A atriz Fernanda Montenegro é homenageada na CCXP 2017 (Comi Con Experience), na São Paulo Expo - Mariana Pekin/UOL
A atriz Fernanda Montenegro é homenageada na CCXP 2017 (Comi Con Experience), na São Paulo Expo Imagem: Mariana Pekin/UOL

Gisele Alquas e Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 12h28

Homenageada do ano pela CCXP 2017 (Comic Con Experience), maior evento de cultura pop da América Latina, a atriz Fernanda Montenegro, 88, não apenas foi abraçada pela comunidade geek como subiu ao palco do auditório da São Paulo Expo, nesta sexta-feira (8), sob ovação do público.

Decana da dramaturgia brasileira, Montenegro fez questão de deixar claro que, sim, ela também é nerd. "Claro, tenho formação em história em quadrinhos. Eu li Flash Gordon, O Fantasma, [Dick] Tracy, O Príncipe Submarino, Jeca Tatu. Eu ia ao jornaleiro e pedia: 'Já saiu o suplemento juvenil?', era como a gente chamava na época. Anos 30", contou ela.

Veja mais

Indicada ao Oscar em 1999 por sua performance no premiado filme "Central do Brasil", a atriz assistiu junto ao público a um clipe com seus trabalhos mais marcantes no cinema e na televisão, e fez uma defesa da cultura. "É vital fazer arte no país hoje, e vital porque um país sem cultura, sem respeito pela cultura, é um país sem nação."

"Estou com 88 anos, tenho 73 de vida pública. Os anos passam rápido. Vamos 'fazer' lutando. O meu 'fazer' não tem que ser do raciocínio, mas tem que vir da emoção. Não se entra num palco como se entra num banheiro, num vaso sanitário", declarou.

Para uma plateia majoritariamente de jovens aficionados por super-heróis, Montenegro falou sobre seu maior ídolo: "Conselho de avó: procurem ler Nelson Rodrigues. Em qualquer espaço de teatro no Brasil, Nelson está presente", disse. "Ele escreveu duas novelas em que atuei, foi um grande memorialista e também um dos maiores cronistas de futebol. Por mais que eu fale do Nelson, uma vida seria pouco."

Jovens, já imaginaram o que vai ser o mundo de vocês daqui 88 anos? É imprevisível como a tecnologia avança. Não tenho mais tempo de me aprimorar, mas vocês, jovens, sim. O futuro é de vocês. A tecnologia engloba o universo. Não só a TV, o rádio que o precedeu, o cinema, a internet. Não há mais fronteiras.


Homenageada do ano, Fernanda Montenegro é ovacionada na CCXP

UOL Entretenimento

Os "velhos" têm vez em "O Outro Lado"

Atualmente no ar como a vidente Mercedes na novela "O Outro Lado do Paraíso", Fernanda Montenegro vê sua interpretação sendo elogiada nas redes sociais a cada cena. Para ela, o autor Walcyr Carrasco é sensível em escrever para atores veteranos.

"Marieta Severo ainda é de colo (risos). Walcyr Carrasco é um homem extremamente sensível, um autor importante não só de novelas, é um escritor. Ele teve coragem de fazer uma novela em que todas as idades estão presentes. Os velhos têm um momento muito especial de presença na história. Lima Duarte, Nathalia Timberg, Laura Cardoso, Juca de Oliveira... formamos mais ou menos uns 500 anos (risos) E estamos inteiros, com papéis ótimos, graças à sensibilidade do Walcyr Carrasco. Para nós, de 80 para os 90, é um momento muito especial", disse.

Emocionada, a atriz agradeceu a recepção do público jovem na feira: "Muito obrigada. Só quero dizer que, se eu cheguei a tudo isso, não cheguei aqui sozinha, ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Levem isso para suas vidas."

A atriz Fernanda Montenegro é homenageada na CCXP 2017 (Comi Con Experience), na São Paulo Expo - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
A atriz Fernanda Montenegro é homenageada na CCXP 2017 (Comi Con Experience), no São Paulo Expo
Imagem: Mariana Pekin/UOL