Topo

"Tirei um peso das costas", diz homem que acusa Bryan Singer de estupro

O cineasta Bryan Singer  - Jason LaVeris/FilmMagic
O cineasta Bryan Singer Imagem: Jason LaVeris/FilmMagic

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 17h52

Cesar Sanchez-Guzman, o homem que nesta quarta (6) entrou com um processo civil acusando o cineasta Bryan Singer de estuprá-lo em 2003, quanto tinha 17 anos, afirmou à revista "TheWrap" que sentia como se estivesse carregando um ingrato fardo há 14 anos.

"Eu sinto que um peso foi retirado das minhas costas", disse o jovem, hoje 31 anos. "Eu definitivamente sinto uma sensação de empoderamento também. Estou com raiva da situação. Estou com raiva de Bryan e sinto que isso definitivamente vai me ajudar a melhorar muito também."

No processo, Sanchez-Guzman diz que conheceu Singer no verão de 2003 em uma festa em um iate no Estado de Washington dada por Lester Waters, descrito como "investidor de tecnologia rico que promovia várias festas para jovens homens gays na área de Seattle".

Cesar-Guzman afirma que participou de uma dessas festas na casa de Waters e foi convidado a passar a noite para que pudesse se juntar ao anfitrião em seu iate no dia seguinte. "Eu tinha 17 anos e estava empolgado Eu nunca havia estado num iate antes. Estávamos consumindo álcool."

De acordo com ele, as festas de Waters eram conhecidas em toda a comunidade gay de Seattle por duas características: as presenças de meninos menores de idade e também de muito álcool.

"A comunidade gay de Seattle estava muito consciente dessas festas. Era uma casa grande, e o homem que possuía a casa forneceu as bebidas. Era legal para nós porque podíamos beber".

"Eu diria que um 80% dos meninos que estavam lá tinham menos de 18 anos", disse o acusador. "Quando as pessoas completavam 18 anos, eles paravam de ir a essas festas assim porque já podiam ir às casas noturnas".

Sexo oral forçado

Sanchez-Guzman diz que não sabia quem era Bryan Singer quando o conheceu no iate naquele naquele dia e que o diretor de "X-Men" o atraiu para uma sala e exigiu sexo oral. "Quando o requerente se recusou, Bryan Singer o forçou a praticar sexo oral e anal", diz a ação.

Na versão de Guzman, Singer lhe disse que ele era um produtor de Hollywood que o tornaria um ator famosos caso não divulgasse o incidente. O cineasta teria o ameaçado dizendo que ninguém acreditaria nele, dando a entender que contraria pessoas para arruinar sua reputação.

"Ele disse: 'Se você vier para Hollywood, posso ajudá-lo a entrar. Na verdade, eu estava assinado com uma agência local em Seattle na época e queria começar a atuar. Mas, quando isso aconteceu, quando assumi que eu deveria me ajudar, eu fugi o máximo que pude. Não queria ser submetido a estar disponível a ele".

Tanto Bryan Singer quanto Lester Waters negam a versão do estupro.