Topo

De Arlequina a Mulher-Maravilha, cosplayer mirim faz sucesso na CCXP

Iris Teves, de dez anos, posa de Mulher-Maravilha ao lado de cosplayer adulta da heroína na CCXP 2017 - Paulo Pacheco/UOL
Iris Teves, de dez anos, posa de Mulher-Maravilha ao lado de cosplayer adulta da heroína na CCXP 2017 Imagem: Paulo Pacheco/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

10/12/2017 14h30

A quarta edição da CCXP (Comic Con Experience) é também a quarta visita de Iris Teves, nadadora de dez anos que adora se fantasiar. Em todos os outros anos da feira geek, que acontece em São Paulo, ela foi vestida como uma de suas personagens favoritas, entre elas Malévola. Para a CCXP 2017, ela escolheu Arlequina, X23 (a nova Wolverine) e Mulher-Maravilha.

"Fiz bastante coisa [na CCXP]. Já desfilei e já fiz cosplay em grupo. Eu me fantasio desde os dois anos, mas 'sério' mesmo desde os seis. [Vir sem fantasia] não seria Comic Con", conta Iris, que também usa cosplays em suas apresentações de nado sincronizado.

Iris Teves posa como X-23 com o cosplayer adulto de Wolverine - Reprodução/Instagram/irisartework - Reprodução/Instagram/irisartework
Iris Teves posa como X-23 com o cosplayer adulto de Wolverine na CCXP 2017
Imagem: Reprodução/Instagram/irisartework
Neste domingo (10), a pequena veio como Mulher-Maravilha e até posou com uma cosplayer adulta. Na quinta, vestiu-se de Arlequina, do filme "Esquadrão Suicida". A fantasia favorita da cosplayer mirim, entretanto, é a de X-23, escolhida por para este sábado.

"X-23 é a que mais parece comigo. É muito séria, introvertida. Quando ela fala alguma coisa, sempre briga, acho muito legal", compara.

Quem se vira para Iris incorporar suas heroínas preferidas é o pai, Rogerio Cano, que gastou R$ 400 para transformar a filha em Mulher-Maravilha.

"Ela coloca a ideia e eu tento correr atrás e ajudar fazer. Gosto de ser inventivo desde criança e uso o que tenho. Espuma, couro, vou a brechó. Isso aqui [braço da Mulher-Maravilha] é de cano de PVC. É duro mesmo, pode bater, protege. Tentamos brincar fazendo uma coisa legal para não machucá-la", explica Rogério Cano.

Iris Teves posa como Arlequina na CCXP 2017 - Reprodução/Instagram/irisartework - Reprodução/Instagram/irisartework
Iris Teves posa como Arlequina na CCXP 2017
Imagem: Reprodução/Instagram/irisartework
O pai sente dificuldade em adaptar fantasias adultas na filha pelo tamanho (ela cresceu 11 centímetros neste ano) e pelo apelo sexual de algumas personagens.

"Essa é a parte mais difícil, porque os personagens que ela pede são adultos, não há do tamanho dela. Arlequina tem um apelo sexual muito forte, tive que adaptar algumas peças para não ficar apelativo e ser uma peça de criança. O short dela é um pouco mais comprido, não tem decote, para não levar para o lado sexual, e sim da diversão. É o único cuidado que eu tenho", afirma.