Topo

De novo! Brasil fica de fora da disputa pelo Oscar de filme estrangeiro

Cena de "Bingo, o Rei das Manhãs", que concorria a uma vaga entre os indicados ao Oscar - Luiz Maximiano/Warner
Cena de "Bingo, o Rei das Manhãs", que concorria a uma vaga entre os indicados ao Oscar Imagem: Luiz Maximiano/Warner

Do UOL, em São Paulo

14/12/2017 23h14

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta (14) a lista de longas-metragens que vão disputar uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro". O Brasil, que concorria com "Bingo: O Rei das Manhãs", do cineasta Daniel Rezende, ficou de fora mais uma vez.

O filme é inspirado na história do ator Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo nos anos 1980.

Na lista estão filmes do Chile ("Uma Mulher Fantástica"), Alemanha ("Em Pedaços"), Hungria ("Corpo e Alma"), Israel ("Foxtrot"), Líbano ("O Insulto"), Rússia "Nelyubov"), Senegal ("Félicité"), África do Sul ("Os Iniciados") e Suécia ("Rutan").

Noventa e dois países entre eles, o Brasil concorriam a uma indicação: nove foram escolhidos nessa etapa. A partir de agora, os cinco indicados ao Oscar serão conhecidos em 23 de janeiro de 2018. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 4 de março do ano que vem, em Los Angeles.
 
Em 2017, o vencedor foi o iraniano "O Apartamento", de Asghar Farhadi, que se recusou a participar da cerimônia em protesto contra a proibição instituída pelo presidente norte-americano Donald Trump de que pessoas de vários países, incluindo o Irã, visitassem os EUA.