Topo

Jogo virou! 5 vezes em que a Fox fez piada com a Disney

Personagens de "Uma Família da Pesada" em versão Disney - Reprodução
Personagens de "Uma Família da Pesada" em versão Disney Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/12/2017 17h48

Agora sob nova direção, os populares desenhos adultos "Os Simpsons" e "Uma Família da Pesada" já cansaram de zoar a Disney, muitos anos antes de a gigante do entretenimento comprar a Fox por quase US$ 60 bilhões.

Entre piadas que causaram polêmica e algumas brincadeiras bobinhas, veja cinco vezes que a família Griffin e a família Simpsons deram uma cutucada na turma de Mickey Mouse.

Peter e Lois em Auschwitz

"Family Guy" fez piada com Walt Disney e Auschwitz - Reprodução - Reprodução
"Uma Família da Pesada" fez piada com Walt Disney e Auschwitz
Imagem: Reprodução

O fundador do império, Walt Disney, foi muito acusado de ser simpatizante do nazismo – e “Family Guy” não deixou barato. No episódio “Hot Pocket Dial”, exibido em 2015, Lois leva Peter para Auschwitz, a rede de campos de concentração mantida pelos nazistas na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. Chegando lá, Peter fica decepcionado: “Você disse que iríamos para um lugar que Walt Disney construiu”. “Não Peter, eu disse apoiava”, respondeu Louis. Em seguida, surgiu um castelo como o do famoso logotipo da Disney, com fogos de artifício estourando ao redor. “Aliás, não entre no trem”, completou Lois, em outra piada ácida. 

Walt Disney anti-semita?

"Family Guy" fez piada com o antissemitismo de Walt Disney - Reprodução - Reprodução
"Family Guy" fez piada com o antissemitismo de Walt Disney
Imagem: Reprodução

Esse não foi o único disparo de “Family Guy” contra o criador da Disney. Ao longo dos anos, a animação falou várias vezes do anti-semitismo do animador. No filme “Stewie Griffin: The Untold Story”, de 2005, Walt Disney é acordado da câmara de criogenia, mas pede para voltar assim que descobre que judeus ainda existem. Mais tarde, no episódio “Movin’ Out”, Brian diz que evita qualquer coisa feita pelo estúdio por conta do preconceito do seu fundador. O tema voltou a ser assunto em “Road to the Multiverse”, quando Mort, que é judeu, foi espancado em um dos parques temáticos da Disney.

E esses parques, hein?

Episódio de "Os Simpsons" imaginou parque da Disney com banda de stormtroopers  - Reprodução - Reprodução
Episódio de "Os Simpsons" imaginou parque da Disney com banda de stormtroopers
Imagem: Reprodução

Os parques da Disney na Flórida e na Califórnia foram o tema preferido das piadas dos Simpsons com o império de entretenimento. Em 2015, no episódio “The Man Who Came To Be Dinner”, Homer e a família foram a um parque chamado “Dizneeland”. O slogan? “O inferno mais feliz na terra”. Lá, eles encontraram até os personagens de “Star Wars”: os stormtroopers formaram uma banda country e o odiado Jar-Jar Binks ganhou uma atração toda sua.

Simpsons Dináh

Em 1998, um episódio de "Os Simpsons" mostrava uma placa da 20th Century Fox com a frase: "Uma divisão da Wal Disney Company". A imagem rodou a internet depois do anúncio de que a Disney estava querendo realmente adquirir uma parcela da Fox, e agora já virou uma das inúmeras previsões que a animação acertou, como Trump na presidência e a Grécia passando por crise.

A dama e o vampiro

Uma adaptação de "A Dama e o Vagabundo" com Homer e Marge não foi semelhante ao da animação. No episódio "The Last Temptation of Homer", os protagonistas são dois cachorros apaixonados e vão reencenar o clássico momento do "beijo do macarrão". Mas não dá muito certo, e Homer é um guloso. Ele engole a cabeça da amada, que consegue se safar graças a uma baguete.