Topo

De Star Wars a Coringa: Sabia que Mark Hamill é o "cara" da dublagem?

Do UOL, em São Paulo

19/12/2017 13h06

Mark Hamill sempre será Luke Skywalker aos olhos dos fãs de "Star Wars", mas você sabia que ele também é um grande dublador?

Em 1993, o ator recebeu a responsabilidade de dublar ninguém menos que o Coringa na clássica animação "Batman: A Máscara do Fantasma". E parece que a interpretação assustadora do vilão agradou a chefia da Warner Bros.

Desde então, Hamill já viveu 25 vezes o personagem em desenhos, jogos para videogames e filmes animados. "Quando você vê Mark se tornar o Coringa no estúdio de gravação, ele realmente se contorce e se manifesta dentro do personagem", diz Sefton Hill, diretor do recente e aclamado game "Batman: Arkham City".

Mas não pense que o intérprete de Luke Skywalker fica restrito apenas ao palhaço maluco de Gotham City. Ele adora passar por barreiras intransponíveis por muitos geeks que rivalizam Marvel x DC. Hamill também marcou uma geração ao "pular a cerca" e viver o Duende Macabro, de "Homem-Aranha", e o Gárgula, em "O Incrível Hulk".

Já voltando aos games, Hamill dublou “X-Men 2: Wolverine’s Revenge” para os antigos e amados PlayStation 2, Xbox, Nintendo GameCube, assim como narrou as aventuras épicas durante a Segunda Guerra Mundial de "Call of Duty: Big Red One".

Tomando gosto pela coisa, o ator continuou no setor e viveu o vilão Watcher em "Darksiders".

"Eu estava assistindo muito as animações do Batman na época e o Coringa roubava a atenção, era um personagem incrível, e então eu descobri que era o Mark Hamill que dublava. Eu fiquei preocupado com algumas falas do Watcher, por causa do humor, mas conversando com Hamill, agora penso que gostaria de ter mais partes cômicas na trama, porque ele é muito engraçado", disse Joe Madureira, diretor do jogo.

E todos esses trabalhos são apenas alguns exemplos do que Hamill já fez fora de uma galáxia muito distante. Para se ter uma ideia do que ele fez nos últimos cinco anos apenas dentro da dublagem: "Garfield", "Star Wars: The Clone Wars", "Hora de Aventura", "Turbo FAST", "Gravity Falls: Um Verão de Mistérios", "Jake e Os Piratas da Terra do Nunca", "Scooby-Doo: Loucura do Monstro da Lua", "Batman: Arkham Knight", "Lego Liga da Justiça: Ataque da Legião do Mal", "Batman: A Piada Mortal", "Transformers: Rescue Bots", "Ultimate Homem-Aranha", "Justice League Action", "As Tartarugas Ninja" e muito mais.

E para quem quiser ver Mark Hamill novamente como Luke Skywalker, corre para os cinemas que "Star Wars: Os Últimos Jedi" estreou na última quinta-feira (14) e é o maior sucesso do ano.