Topo

Grupo de direita pode ser responsável por "fracasso" de "Os Últimos Jedi"

Cena de "Star Wars: Os Últimos Jedi" - Jonathan Olley/Lucasfilm
Cena de "Star Wars: Os Últimos Jedi" Imagem: Jonathan Olley/Lucasfilm

Do UOL, em São Paulo

21/12/2017 16h50

Uma das polêmicas de "Star Wars: Os Últimos Jedi" é a diferença entre a opinião dos críticos e do público em geral quanto a qualidade do novo filme. No site "Rotten Tomatoes", o maior agregador de críticas online, enquanto os especialistas deram 92% de aprovação para a estreia de Rian Johnson na saga, os fãs já têm outra opinião: apenas 54% curtiram o filme. Mas parece que a verdade foi descoberta.

Um fanático pela franquia que não gostou nada do filme afirma que, com a ajuda de um amigo, criou um bot (software usado para simular ações humanas repetidas vezes) para jogar para baixo as avaliações do filme. Para se ter uma ideia, "Os Útlimos Jedi" apresenta os piores números entre os oito filmes da série, de acordo com o público geral, ficando atrás até de "A Ameaça Fantasma" e "Ataque dos Clones".

O jovem gerencia a página de extrema-direita do Facebook "Down With Disney’s Treatment of Franchises and its Fanboys" e falou com o "Huffington Post" que está feliz com os produtores do projeto, entre outros motivos, por terem colocado mais mulheres na trama. Ele ainda completa que Poe (Oscar Isaac) e Luke Skywalker (Mark Hamill) vão virar gays e que os homens deveriam ser reintegrados como líderes da sociedade.

O "Rotten Tomatoes" não deu muito crédito à história. O vice-presidente do site, Jeff Voris, disse que o moderador da página está encontrando "evidências" que poderão ser usadas para falar que foi responsabilidade dele. "Estamos levando [o caso] muito a sério e, olhado até agora, parece um comportamento legítimo dos usuários".