Topo

Um estudioso levantou a teoria de que o mestre Yoda cresceu no Havaí. Será?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/12/2017 10h59

O mestre Yoda é um dos personagens mais enigmáticos de “Star Wars”, já que nunca teve suas origens exploradas a fundo. Até George Lucas já admitiu que não pensou exatamente no que levou Yoda a ser como é. Mas um estudioso se baseou em algumas evidências para determinar ao menos onde ele pode ter crescido.

A resposta é curiosa: Havaí. E os indícios estão naquele jeito estranho que Yoda se comunica. O professor David Adger, da Queen Mary University, de Londres (Inglaterra), é do departamento de linguística, e estudou as falas e sotaques de Yoda para chegar à conclusão de que o mestre pode ter, pelo menos, crescido na ilha norte-americana.

“Todas as outras criaturas de ‘Star Wars’ falam suas próprias línguas. Com Ewoks, Wookiees e Jabba the Hutt, eles legendam uma boa parte disso, então eles estão falando suas próprias línguas”, ele afirmou à Press Association.

“Yoda vem de um planeta misterioso, e George Lucas nunca nos contou nada sobre ele. Ele foi feito para ser esse mestre Jedi misterioso. Mas ele obviamente tem o inglês como segunda língua. Sobre sua língua real, que eu chamo de Yodish, não temos informações”, adicionou.

Adger explicou seu “pulo do gato”. “Ele está falando inglês, mas mudou um pouco a estrutura para ser mais parecido com sua língua nativa. Nós podemos encontrar algo sobre a língua nativa de Yoda pelo jeito como ele fala inglês, da mesma maneira que uma pessoa que tem como língua nativa o francês mostra isso no modo como fala inglês. A pessoa usa o inglês, mas mantém estruturas de sua língua nativa”, disse ele.

Segundo o professor de linguística, a forma como Yoda fala, invertendo o padrão normal de sujeito e predicado no inglês, é comum aos havaianos. “Seja lá o que os roteiristas estavam criando, não é muito distante de como se fala no Havaí”, concluiu.

Quem sabe a teoria de Adger não influencia diretores e escritores a explicarem o passado de Yoda num próximo filme...