Topo

Velho, fora de forma e esquecido: Van Damme zoa a própria imagem em série

Van Damme "disfarçado" na série "Jean-Claude Van Johnson" - Reprodução
Van Damme "disfarçado" na série "Jean-Claude Van Johnson" Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

22/12/2017 04h00

Lembra quando Van Damme era o maior astro dos filmes de ação e usava todo o seu conhecimento em filmes como "O Grande Dragão Branco" (1988) e "Timecop - O Guardião do Tempo" (1994)"? Pois agora o ator está esquecido, fora de forma, quase sessentão e perdeu o respeito em Hollywood.

Pelo menos é o que mostra a nova série zoeira da Amazon, "Jean-Claude Van Johnson", em que o protagonista "trolla" os filmes pelos quais ficou conhecido mundialmente e, principalmente, a própria imagem de ícone das artes marciais.

Uma ex-estrela do alto escalão de Hollywood, Van Damme sempre serviu como um agente secreto enquanto trabalhava em alguma produção. E nessas aventuras em que ele salvou o mundo inúmeras vezes, o ator/007 belga se apaixonou pela colega de profissão Vanessa (Kat Foster). Acontece que ele foi um babaca com a garota, deu um belo bolo em uma viagem paradisíaca, e perdeu a chance de ser amado (de verdade) pela primeira vez.

Só que ele quer voltar à ativa, e o jeito é investigar uma nova droga sintética chamada HK. Para isso, ele vai se "camuflar" como protagonista de um filme de ação hilário baseado nas obras de Mark Twain. Ele é Huckleberry Finn -- "Huck" para os íntimos -- em um filme tosco de ação.

A série foi criada por Dave Callaham, experiente roteirista que já trabalhou em "Doom - A Porta do Inferno" e "Os Mercenários", além de estar escalado para "Mortal Kombat" e "Mulher-Maravilha 2". A todo momento, os clichês dos filmes de ação são explorados, como as cenas de tensão, as corridas no estilo "Velozes e Furiosos" e a horda de inimigos que sempre aparece de repente.

"Calma! Vai um de cada vez senão vocês podem se atrapalhar", sugere um dos bandidos quando Van Johnson (o alter ego secreto do ator) surge para detê-los e plantar uma bomba na fábrica de drogas. Mas tantos inimigos não são nada para ele, basta fazer o famoso espacate que o herói consegue derrotar todo mundo em um estralar de dedos. Velho e fora de forma, o mestre das artes marciais para no meio do ato, machuca a perna e ainda leva uma surra.

Mesmo com um enredo nonsense -- um "clone" do Van Damme aparece (?), em uma das maiores atuações de todos os tempos -- e alguns momentos mais parados, os seis episódios da primeira temporada tem umas sacadas inteligentes, que acertam em cheio quem é fã dos filmes de ação e, principalmente, se lembram dos grandes hits da carreira do astro -- afinal, qual é melhor: o recente "Looper: Assassinos do Futuro" ou o clássicão protagonizado por ele "Timecop - O Guardião do Tempo"?

Mesmo não conseguindo fazer o espacate e já bem mais velho, Van Damme soube zoar a própria imagem e acabou acertando em "Jean-Claude Van Johnson", sempre com uma falida locadora "Blockbuster" ao seu lado -- "o único lugar sempre lembraram de mim". A segunda temporada ainda não foi confirmada, mas é provável que o ator continue como agente secreto outras vezes.

Van Damme fazendo sua abertura de pernas - Reprodução - Reprodução
Van Damme fazendo sua abertura de pernas
Imagem: Reprodução