Topo

Os bastidores da luta sem regras de Bruce Lee contra um mestre de kung fu

Mestre das artes marciais, Bruce Lee em cena do último filme da carreira, "O Jogo da Morte" - Divulgação - Divulgação
Bruce Lee em cena do filme "O Jogo da Morte"
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

27/12/2017 09h37

A curta e meteórica carreira de Bruce Lee no cinema transformou o mestre das artes marciais em um ídolo mundial. Mas antes de ser ator, ele foi um dos maiores lutadores de sua época, professor de kung fu nos Estados Unidos e criador do jeet kune do.

Em cartaz nos cinemas, "A Origem do Dragão" aborda justamente a época pré-sucesso de Lee. O filme mostra o histórico desafio do astro em uma luta sem regras contra o mestre chinês Wong Jack Man (Yu Xia), que discordava do ensino do Kung Fu para não chineses.

Foi só após esta luta que Lee ficou conhecido em todo os EUA e se aventurou nos cinemas.

Bruce Lee antes da fama

Embora Bruce Lee, que morreu aos 32 anos, fosse mestre do Kung Fu, ele não nasceu na China e sim no bairro de Chinatown, em São Francisco, nos EUA.

Com três meses de idade, mudou com os pais, que eram artistas da Ópera Chinesa, para Hong Kong onde aprendeu a arte marcial. Aos 18, ele só queria saber de brigar nas ruas quando sua família decidiu enviá-lo de volta para a América para estudar.

Nos EUA, Lee se mudou para Seattle, onde conheceu sua mulher, Linda Emery, com teve seus dois filhos, Brandon e Shannon, e abriu sua primeira escola de kung fu.

Foi mais ou menos nessa época que Lee desafiou Wong Jack Man, história que é mostrada no filme.

Lee derrotou Jack Man em apenas três minutos, mas ele não ficou satisfeito porque achou a luta demorada demais. Depois dela, ele passou a desenvolver uma nova arte marcial, o jeet kune doo porque as técnicas tradicionais chinesas eram muito rígidas.

Com a fama, no final dos anos 1960, Lee foi convidado para fazer uma audição para atuar em uma série de TV. Sua agilidade impressionou os produtores que o contrataram para atuar no papel de Kato em "O Besouro Verde", com o qual ganhou ficou conhecido em todo o mundo. Finalmente, em 1971, Lee estrelou "O Dragão Chinês", seu primeiro longa-metragem.

No ano seguinte, Bruce Lee estrelou "O Voo do Dragão", no qual luta (e vence) Chuck Norris em um combate em pleno Coliseu, em Roma. Mas este é um assunto para outra reportagem.