Topo

Filmes e séries

Os bastidores da luta sem regras de Bruce Lee contra um mestre de kung fu

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

27/12/2017 09h37

A curta e meteórica carreira de Bruce Lee no cinema transformou o mestre das artes marciais em um ídolo mundial. Mas antes de ser ator, ele foi um dos maiores lutadores de sua época, professor de kung fu nos Estados Unidos e criador do jeet kune do.

Em cartaz nos cinemas, "A Origem do Dragão" aborda justamente a época pré-sucesso de Lee. O filme mostra o histórico desafio do astro em uma luta sem regras contra o mestre chinês Wong Jack Man (Yu Xia), que discordava do ensino do Kung Fu para não chineses.

Foi só após esta luta que Lee ficou conhecido em todo os EUA e se aventurou nos cinemas.

Bruce Lee antes da fama

Divulgação
Bruce Lee em cena do filme "O Jogo da Morte" Imagem: Divulgação
Embora Bruce Lee, que morreu aos 32 anos, fosse mestre do Kung Fu, ele não nasceu na China e sim no bairro de Chinatown, em São Francisco, nos EUA.

Com três meses de idade, mudou com os pais, que eram artistas da Ópera Chinesa, para Hong Kong onde aprendeu a arte marcial. Aos 18, ele só queria saber de brigar nas ruas quando sua família decidiu enviá-lo de volta para a América para estudar.

Nos EUA, Lee se mudou para Seattle, onde conheceu sua mulher, Linda Emery, com teve seus dois filhos, Brandon e Shannon, e abriu sua primeira escola de kung fu.

Foi mais ou menos nessa época que Lee desafiou Wong Jack Man, história que é mostrada no filme.

Lee derrotou Jack Man em apenas três minutos, mas ele não ficou satisfeito porque achou a luta demorada demais. Depois dela, ele passou a desenvolver uma nova arte marcial, o jeet kune doo porque as técnicas tradicionais chinesas eram muito rígidas.

Com a fama, no final dos anos 1960, Lee foi convidado para fazer uma audição para atuar em uma série de TV. Sua agilidade impressionou os produtores que o contrataram para atuar no papel de Kato em "O Besouro Verde", com o qual ganhou ficou conhecido em todo o mundo. Finalmente, em 1971, Lee estrelou "O Dragão Chinês", seu primeiro longa-metragem.

No ano seguinte, Bruce Lee estrelou "O Voo do Dragão", no qual luta (e vence) Chuck Norris em um combate em pleno Coliseu, em Roma. Mas este é um assunto para outra reportagem.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!