Sai Robin Williams, entra The Rock: O que mudou em "Jumanji" em 23 anos
"Jumanji: Bem-Vindo à Selva" chega aos cinemas nesta quinta-feira (04) como um reboot do icônico filme de 1995, protagonizado por Robin Williams. Agora com Dwayne "The Rock" Johnson, Jack Black, Kevin Hart, Karen Gillan e Nick Jonas, o novo filme atualiza o temido jogo e deixa muita coisa diferente. Veja o que mudou nesses 23 anos entre os dois "Jumanji".
Jogo de tabuleiro é coisa do passado
A nova adaptação atualiza a obra. "Quem ainda se diverte com jogos de tabuleiros", questiona o próprio filme. O jogo poderoso percebe isso e se transforma em um cartucho de videogame para atrair novos clientes! O menino desaparecido dessa vez é resgatado duas décadas depois por dois nerds e dois descolados que estão na detenção entediados e descobrem o game empoeirado no canto.
A jogada da produtora Sony Pictures faz sentido para cativar o público mais jovem que, talvez, nunca tenha ouvido falar no filme de Robin Williams. Temas mais modernos são explorados e a popularização dos videogames no mundo não resta dúvida de que a fórmula vai fazer sucesso, afinal, quem não gostaria de participar do seu jogo preferido?
O enredo funciona exatamente como vemos em "Uncharted" ou "Tomb Raider", por exemplo, pensando até nos níveis de dificuldade. Quem está acostumado a perder horas e horas jogando em consoles ou no PC sabe que a primeira fase é mamata, enquanto a segunda já complica mais e por aí vai.
Os avatares também têm vidas (lembra do Mario Bros.) e basta apertar o peito para as características de cada um aparecem na tela. Cada um tem um pontos fracos e fortes, depende de qual personagem você costuma jogar em suas partidas. The Rock é forte e resistente -- que surpresa! -- enquanto Kevin Hart sabe tudo sobre botânica e tem uma fraqueza por bolos...
Personagens
A trama da edição dos anos 90 é fiel ao livro homônimo de Chris Van Allsburg e traz um jogo de tabuleiro mágico em que cada jogada de dados desencadeia uma situação apavorante. Entre as opções estão inúmeros elefantes, rinocerontes e zebras que saem em debandada, uma planta venenosa que traz raízes e galhos para puxas as pessoas, além de uma tempestade e um leão faminto.
O jogo caiu nas mãos do garoto Alan Parrish, que decide dar uma chance ao brinquedo novo e convida a amiguinha Sarah Whittle para uma partida. Acontece que, após jogar os dados, a menina foge assustada com morcegos e o pequeno é sugado para dentro das matas do Jumanji. Depois de 26 anos, o jogo é descoberto pelos irmãos Judy (KirstenDunst) e Peter (BradleyPierce), que resgatam Alan (Robin Williams) e precisam terminar o jogo para acabar com as magias.
Agora tudo mudou: o nerd que ama videogames vira o fortão The Rock; a garota que nunca beijou ninguém se transforma em Karen Gillan; já o popular e melhor jogador do colégio diminui o tamanho para o de Kevin Hart; por fim, a popular do Instagram vira Jack Black, ou como ela mesmo define, "um homem gordo e de meia-idade".
História
"Jumanji: Bem-Vindo à Selva" tem um vilão conhecido: Van Pelt. Para quem lembra do filme anterior, Van Pelt também era o caçador que não iria descansar até acabar com o personagem de Robin Williams. Ele funciona como o chefão final da nova aventura, alguém obcecado pela pedra que dá nome ao jogo, que permite controlar todos os animais da floresta.
Outro fator diferente é que enquanto em 1995 era o jogo que invadia o mundo real, agora os quatro adolescentes viram avatares de uma ficção e são sugados para dentro do videogame ultrapassado. É nessa pegada menos inocente e mais "Malhação" -- falando de pegação, quem é popular na escola e quem sofre bullying --, que o filme desenvolve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.