Topo

Agora que já passou o Globo de Ouro, quais as previsões para o Oscar 2018?

Gary Oldman em cena de "O Destino de Uma Nação" - Reprodução
Gary Oldman em cena de "O Destino de Uma Nação" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/01/2018 13h49

O Globo de Ouro do domingo (07) foi marcado por protestos, esnobadas em grandes produções e vencedores inéditos. Agora que a premiação já passou, quais as previsões para o Oscar 2018? O evento mais importante do cinema mundial está marcado para o dia 04 de março e, como é de praxe, reúne a nata do alto escalão de Hollywood que fez história no ano passado.

Oscar = protesto?

A primeira coisa imaginável é o teor político que o Oscar poderá ter. Claro que o Globo de Ouro é uma festa mais descontraída, mas ainda assim um grande protesto -- todos se vestiram de preto -- contra os assédios recentes denunciados por centenas de mulheres ditou o evento, e foi seguido por inúmeros discursos tanto de atrizes, diretoras e produtoras quanto do comediante Seth Meyers, que estreou como apresentador do evento com piadas ácidas sobre o tema: "Boa noite, senhoras e os senhores que restam. É 2018! Maconha está liberada e o assédio sexual não, será um bom ano".

Tudo indica que Jimmy Kimmel, o Mestre de Cerimônias do Oscar deste ano, também não poupará críticas ao magnata Harvey Weinstein, acusado de assédio sexual e estupro por centenas de mulheres dentro da indústria cinematográfica de Hollywood. Como os organizadores do evento estão planejando abordar um assunto tão pesado quanto esse e extremamente necessário para criar um debate no Oscar? 

Os (prováveis) vencedores?

O Globo de Ouro entregou estatuetas inéditas em 2018 e parece que tais vencedores podem repetir a dose no Oscar. Sam Rockwell levantou o primeiro prêmio da carreira como melhor ator coadjuvante em "Três Anúncios Para um Crime", assim como Gary Oldman, que lidera a pesquisa popular para vencer o Oscar de melhor ator (para quem já fez "Drácula de Bram  Stoker", "O Profissional" e "Sid & Nancy", demorou muito para o inglês ser reconhecido com a estatueta dourada, concorda?).

Outro que tem tudo para vencer o prêmio é Guillermo del Toro, diretor de "A Forma da Água", que foi indicado para o prêmio apenas por "O Labirinto do Fauno", lá em 2007.

Já entre as mulheres, a experiente Allison Janney deu mais um passo ao ser anunciada a melhor atriz coadjuvante enquanto a queridinha cult Frances  McDormand é a principal candidata para ser a melhor atriz.

O diretor Martin McDonagh e o elenco de "Três Anúncios para um Crime" após a vitória no Globo de Ouro - REUTERS/Lucy Nicholson - REUTERS/Lucy Nicholson
O diretor Martin McDonagh e o elenco de "Três Anúncios para um Crime" após a vitória no Globo de Ouro
Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson

A Academia também deve entregar a estatueta de melhor animação para "Viva - A Vida é uma Festa", que desbancou no Globo de Ouro "O Touro Ferdinando" e "O Poderoso Chefinho". Mas, pensando na Academia e nos vencedores anteriores, o belo "Com Amor Van Gogh" corre por fora na categoria.

Os esnobados continuarão esnobados?

"The Post - A Guerra Secreta" chegou ao Globo de Ouro com seis indicações e com o trio parada dura Meryl Streep, Tom Hanks e Steven Spielberg (vencedores de oito Oscar). Mas o filme passou despercebido no evento, assim como os elogiados "Me Chame Pelo Seu Nome", "Corra!", "Dunkirk" e até a despedida de Daniel Day-Lewis em “Trama Fantasma”.

Talvez a principal disputa no Oscar deste ano seja em melhor ator coadjuvante. Willem Dafoe é um dos preferidos pelo seu papel em "Projeto Flórida" enquanto Armie  Hammer aparece com destaque por "Me Chame Pelo Seu Nome" e Christopher  Plummer -- que substituiu Kevin Spacey após novas acusações de assédio -- corre por fora com "Todo o Dinheiro do Mundo". 

Caso semelhante é o de James Franco em "O Artista do Desastre", que venceu a disputa por melhor ator em comédia e musical no Globo de Ouro e agora ganhou força para o Oscar 2018.

E qual será o papel de "Lady Bird" no maior evento do cinema mundial? O filme que bateu "Toy Story 2" como o melhor avaliado na história pelo site "Rotten Tomatoes" levou as estatuetas de melhor filme de comédia ou musical e ainda consagrou a jovem Saoirse  Ronan como melhor atriz de comédia ou musical. Agora no Oscar, a produção tem força para desbancar outros filmes com mais medalhões?