Topo

Acusado de assédio sexual, James Franco ainda tem chance nas premiações?

Tommy Wiseau, "pior cineasta do mundo", tenta "roubar" a cena no discurso de James Franco no Globo de Ouro. Nas redes sociais, no entanto, as histórias de abuso conseguiram apagar o bom momento do ator - Getty Images
Tommy Wiseau, "pior cineasta do mundo", tenta "roubar" a cena no discurso de James Franco no Globo de Ouro. Nas redes sociais, no entanto, as histórias de abuso conseguiram apagar o bom momento do ator Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/01/2018 19h05

Ao mesmo tempo em que subia no palco do Globo de Ouro para receber o prêmio de melhor ator de filme de comédia ou musical, James Franco era bombardeado nas redes sociais. Enquanto o ator fazia coro aos protestos contra o fim do assédio sexual, algumas histórias graves surgiram sobre seu comportamento nos sets e fora deles.

A atriz Violet Paley tuitou que James Franco teria empurrado a cabeça dela em direção o seu pênis exposto no carro. Além disso, ela também o acusou de assediar uma menor de idade. Já Sarah Tither-Kaplan o acusou de tentar fazê-la ficar nua em seu filme sem ter combinado isso antes. Desde então, mais três mulheres fizeram acusações semelhantes.

A bomba caiu em um momento em que Franco colhia os frutos por “O Artista do Desastre”, protagonizado e dirigido por ele, sobre o diretor Tommy Wiseau, conhecido como o pior cineasta de todos os tempos.

Além do Globo de Ouro, sua performance rendeu indicação no prêmio do Sindicato dos Atores (Screen Actors Guild) e no independente Spirit Award, construindo assim um caminho sólido para conquistar uma indicação no Oscar -- e que pode estar desmoronando agora.

James Franco em cena de "O Artista do Desastre" - Divulgação - Divulgação
James Franco em cena de "O Artista do Desastre"
Imagem: Divulgação
Para o SAG, há pelo menos mais três semanas para a votação do sindicato desde que as histórias de abuso vieram a tona. As acusações devem influenciar diretamente a votação, já bastante disputada com Gary Oldman (“O Destino de Uma Nação”) e Timothée Chalamet (“Me Chame Pelo Seu Nome”) na corrida.

A visão da Academia é ainda mais complicada. Como não há a divisão entre filmes de comédia e de drama no Oscar, Franco já saia em desvantagem antes mesmo das acusações. Ainda assim, a votação para as indicações só dura uma semana – e se encerra nesta sexta (12). Ou seja, apenas quem votou logo no dia 8 não foi influenciado pelas histórias.

Porém, convenhamos, com Oldman, Chalamet e Daniel Day-Lewis (em sua prometida última atuação em ‘Trama Fantasma’) praticamente garantidos na categoria melhor ator, Franco teria que brigar diretamente com Tom Hanks  (“The Post – A Guerra Secreta”), Daniel Kaluuya (“Corra!”), Denzel Washington (“Roman  J. Israel, Esq.”) e Jake Gyllenhaal (“Stronger”) pelas duas últimas vagas. As chances que eram poucas simplesmente desaparecerão.

O que não deve afetar mesmo é a possível indicação de “Artista do Desastre” para melhor roteiro adaptado. O trabalho de Scott Neustadter e Michael H. Weber é considerado um forte candidato para a categoria.

No Spirit  Awards, onde até semana passada Franco era tido como um dos favoritos como ator, o prêmio é uma incógnita, já que a votação para os vendedores não começa antes de 3 de fevereiro.