Topo

Cansado de porrada, Jackie Chan aposta em drama e pensa em "La La Land"

O ator Jackie Chan tenta um outro passo na carreira - Reprodução
O ator Jackie Chan tenta um outro passo na carreira Imagem: Reprodução

James Cimino

Especial para o UOL, em Los Angeles (EUA)

11/01/2018 04h00

Quem vê o nome de Jackie Chan no cartaz de um filme logo pensa em um personagem chinês mestre em artes marciais com viés cômico. E o ator está farto disso. Em entrevista exclusiva ao UOL, o astro famoso mundialmente por franquias como “A Hora do Rush” revelou uma grande insatisfação com o tipo de papel que a indústria sempre reservou a ele. 

“Toda vez que recebia um roteiro era sempre o policial de Hong Kong ou o policial chinês. Nunca me chamavam para um romance, tipo ‘La La Land’.” Pode parecer engraçado, mas Chan falou a sério. Tão a sério que embarcou em um projeto mais denso: "O Estrangeiro", que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira. 

O personagem de Chan  neste filme é um tipo trágico, que embora seja um veterano de guerra em perseguição ao líder terrorista que matou sua filha caçula, poucas vezes utiliza os típicos chutes no ar que todo filme do ator tem. É quase como se “O Estrangeiro” fosse um “anti-Jackie Chan”. 

Ele ainda dá muita porrada, mas em sequências mais elaboradas e menos estilizadas que as de seus filmes anteriores. O personagem também se revela um excelente farejador, especialista em explosivos, que basicamente vira um carrapato do grande antagonista do filme, o ex-007 Pierce Brosnan.

Além de comprovar que o talento de Chan para o drama não é apenas fruto de revolta contra o estereótipo, o longa também dá ao espectador uma grande atuação de Brosnan como um ex-líder aposentado do IRA (o hoje adormecido Exército Republicano Irlandês). O papel foi inspirado no personagem real Gerry Adams e a interpretação de Brosnan, especialmente seu sotaque, renderam elogios da imprensa irlandesa.

A participação de Brosnan foi quase que uma exigência de Chan, que também é produtor do filme, embora ele tenha se surpreendido com o sim do James Bond aposentado.

A presença de Brosnan no set foi um desafio a mais para Jackie Chan. Segundo o ator, apesar de atuar em produções de Hollywood desde a década de 80, uma grande barreira ainda é o idioma inglês.

“Ele teve muita dificuldade em entender o roteiro. E com o Pierce falando com aquele sotaque norte-irlandês ficou bem mais complicado. Mas no fim ele acabou superando esses obstáculos e fez esse excelente trabalho”, afirmou o diretor de "O Estrangeiro", Martin Campbell.