Topo

Diretora de "Lady Bird" é indicada a prêmio e ganha força para o Oscar

Greta Gerwig, diretora de Lady Bird, discursa após o filme ganhar o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical -  Paul Drinkwater/Courtesy of NBC/Handout via REUTERS
Greta Gerwig, diretora de Lady Bird, discursa após o filme ganhar o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical Imagem: Paul Drinkwater/Courtesy of NBC/Handout via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

11/01/2018 16h31

O Sindicato dos Diretores revelou nesta quinta-feira (11) os dez indicados aos prêmios de melhor diretor e melhor diretor estreante.

A diretora Greta Gerwig, que ficou "esquecida" no Globo de Ouro e viu a atriz Natalie Portman dando indiretas de que o evento seria "só para homens", é um dos destaques ao lado de Jordan Peele, trazendo mais diversidade para Hollywood.

Esta é a oitava vez que o evento coloca uma mulher em evidência, enquanto o Oscar nomeou apenas quatro mulheres entre os melhores cineastas. Situação parecida enfrentam os diretores negros, que foram indicados apenas quatro vezes, contando com Jordan, pelo Sindicato. Ainda no quesito diversidade é preciso mencionar o mexicano Guillermo del Toro, forte candidato neste ano com "A Forma da Água".

O Sindicato dos Diretores é um dos principais eventos antes do tão aguardado Oscar, e muito de seus integrantes também tem papel fundamental para eleger os vencedores da principal premiação do cinema mundial. 

A Academia do Oscar anuncia os indicados no dia 23 de janeiro.

Na quarta-feira (10), o Sindicato dos Diretores anunciou os melhores cineastas em séries, televisão e documentários. Os vencedores serão revelados no dia 2 de fevereiro.

Melhor diretor

. Guillermo  del Toro - "A Forma da Água"

. Greta Gerwig - "Lady Bird - A Hora de Voar"

. Martin McDonagh - "Três Anúncios Para um Crime"

. Christopher Nolan - "Dunkirk"

. Jordan Peele - "Corra!"

Melhor diretor estreante

. Geremy Jasper - "Patti Cake$"

. William Oldroyd - "Lady Macbeth"

. Jordan Peele - "Corra!"

. Taylor Sheridan - "Terra Selvagem"

. Aaron  Sorkin - "A Grande Jogada"