Topo

Mira Sorvino e Greta Gerwig avisam: Trabalhar com Woody Allen nunca mais

Greta Gerwig, diretora de "Lady Bird", trabalhou com Allen em "Para Roma com Amor" -  Paul Drinkwater/Courtesy of NBC/Handout via REUTERS
Greta Gerwig, diretora de "Lady Bird", trabalhou com Allen em "Para Roma com Amor" Imagem: Paul Drinkwater/Courtesy of NBC/Handout via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

11/01/2018 18h55

As atrizes Mira Sorvino e Greta Gerwig anunciaram que não voltariam a trabalhar com Woody Allen novamente.

Diretora de “Lady Bird - Hora de Voar”, Gerwig trabalhou com o cineasta em 2012 em “Para Roma com Amor”. "Se eu soubesse, naquela época, o que eu sei agora não teria atuado no filme", disse ela em entrevista ao “The New York Times”. "Eu não trabalhei com ele novamente, e não vou trabalhar com ele de novo."

Jesse Eisenberg e Greta Gerwig em cena de "Para Roma, com Amor", de Woody Allen - Divulgação - Divulgação
Jesse Eisenberg e Greta Gerwig em cena de "Para Roma, com Amor", de Woody Allen
Imagem: Divulgação

Gerwig afirmou que tomou a decisão após saber das acusações contra o diretor feitas pela filha adotiva dele, Dylan Farrow. "[Isso] me fez perceber que eu aumentava a dor de outra mulher, e eu fiquei com o coração partido por isso."

Farrow acusou Allen de assedia-la sexualmente quando tinha sete anos de idade, afirmação que o cineasta negou veementemente.

Em uma carta publicada recentemente no jornal “Los Angeles Times”, Farrow desabafou: "Não é apenas o poder que permite os homens acusados de abuso sexual manter suas carreiras e seus segredos. Também é nossa escolha coletiva ver situações simples como conclusões complicadas e óbvias", escreveu. "O sistema funcionou para Harvey Weinstein há décadas e ainda funciona para Woody Allen."

Em resposta ao depoimento de Farrow, o porta-voz de Allen afirmou à CNN que as acusações foram "examinadas minuciosamente por agentes da lei e investigadores do bem-estar infantil" e "nenhuma acusação foi registrada, e a razão é simples: Woody Allen é inocente".

A atriz Mira Sorvino participa de premiere de filme em Hollywood em abril de 2016 - Joe Scarnici/Getty Images for Ruffino Wines - Joe Scarnici/Getty Images for Ruffino Wines
A atriz Mira Sorvino ganhou o Oscar de atriz coadjuvante por "Poderosa Afrodite", dirigido por Allen
Imagem: Joe Scarnici/Getty Images for Ruffino Wines
Mira Sorvino, a grande estrela do filme “Poderosa Afrodite”, de 1995, também reexaminou seu passado com Allen. Em uma carta aberta publicada na quarta-feira (10) pelo “Huffington Post”, Sorvino disse que sentiu que Farrow estava "dizendo a verdade o tempo todo".

"Sinto muito, Dylan!", ela escreveu. "Eu não consigo nem imaginar como você se sentiu todos esses anos enquanto observava alguém que você disse ter te machucado quando criança, uma pequena garota vulnerável, ser louvado de novo e de novo, inclusive por mim e inúmeros outros de Hollywood, que o elogiava e te ignorava. Como mãe e mulher, isso quebra meu coração."

Sorvino foi uma das primeiras mulheres em Hollywood a falar sobre suas experiências com o produtor Harvey Weinstein. As acusações contra o magnata deram início a um movimento da indústria contra o assédio sexual.

"Estamos em um momento e época em que tudo deve ser reexaminado", escreveu Sorvino. "Este tipo de abuso não pode ser mais permitido. Se isso significa derrubar antigos deuses, assim seja".

O próximo filme de Allen, "A Rainy Day  in  New York", está programado para ser lançado em 2018 e é estrelado por Timothée  Chalamet e Selena Gomez. Seu filme anterior, “Roda Gigante”, com Kate Winslet e Justin Timberlake, está em cartaz nos cinemas brasileiros.