Topo

Homem faz edição de "Os Últimos Jedi" sem mulheres e vira piada na web

Cena de "Star Wars: Os Últimos Jedi" - Divulgação
Cena de "Star Wars: Os Últimos Jedi" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 12h10

“Star Wars: Os Últimos Jedi” vem causando polêmica entre os fãs da saga desde sua estreia, em dezembro. E um homem resolveu levar isso a um outro nível ao divulgar na internet uma versão do filme que deixa de fora todas as personagens femininas.

O homem, que não se identificou, apelidou sua versão do filme de “o corte chauvinista”. Com cerca de 45 minutos, ela foi feita a partir de cópias ilegais do filme disponíveis em sites de pirataria – e foi disponibilizada em um site do mesmo tipo.

O “editor” listou as mudanças feitas na trama (não leia se não quiser spoilers do filme): o conflito interno de Luke (Mark Hammil) e as cenas em que ele aparece prestes a matar Kylo Ren (Adam Driver) foram cortadas; a almirante Holdo (Laura Dern) foi totalmente excluída, tornando Poe (Oscar Isaac) o responsável pelo ataque suicida dos rebeldes contra a primeira ordem; e as cenas de Kylo também foram rearranjadas para que ele parecesse “mais durão” e menos perturbado.

E se alguém duvidava do problema do responsável com as personagens femininas de “Star Wars”, outras mudanças deixam isso bem claro. Leia (Carrie Fisher) nunca questiona ou desautoriza Poe, e acaba morrendo pelas mãos de Kylo; o jovem também “mata mais dos guardas de Snoke, enquanto Rey tem dificuldades com um só”; A capitã Phasma (Gwendoline Christie) ainda é morta por Finn com apenas um golpe, já que, segundo o autor “mulheres são naturalmente mais fracas, ela não é sensível à força, e não sabemos se há um exoesqueleto na armadura dela”.

Também sobrou para a notava Rose (Kelly Marie Tran), referida pelo homem como “a garota asiática”. “Ela fala menos, não faz bullying com Finn [John Boyega], Finn não tenta escapar, ela nunca é formalmente apresentada. Ela só fica lá e ocasionalmente sorri ou grita ‘Finn’”.

O próprio fã reconheceu os problemas de sua versão: “Há buracos na história e erros de continuidade, e alguns cortes não estão tão suaves como deveriam ser”.

A internet, é claro, não perdoou. A começar pelo diretor Rian Johnson, que respondeu à notícia com uma gargalhada.

 

 

"Por favor, ponha os homens no lixo"

 

"Uma das coisas mais patéticas e idiotas que eu já vi"

 

"Nunca subestime o tamanho do esforço das pessoas para serem apenas uma m****"