Topo

Após várias mudanças e polêmicas, "Toy Story 4" define sua nova roteirista

Cena de "Toy Story" - Divulgação
Cena de "Toy Story" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/01/2018 23h30

Stephany  Folsom foi anunciada nesta quinta (18) como a nova roteirista de "Toy  Story 4". A animação da Pixar, com estreia prevista para 20 de junho de 2019, ganha o reforço de uma das roteiristas de "Thor: Ragnarok", apesar de o nome de Stephany não aparecer creditado na produção da Marvel por causa de uma regra do sindicato dos roteiristas.

A roteirista também é conhecida por estar na "Lista Negra" de Hollywood, que --apesar do nome-- seleciona os melhores roteiros não filmados. Folsom escreveu "1969: A Space  Odyssey  Or: How  Kubrick  Learned To Stop Worrying  And  Land  On The Moon" ("1969: Uma Odisséia no Espaço Ou: Como Kubrick aprendeu a parar de se preocupar e pousou na Lua", em tradução livre). 

O roteiro, que brinca com o nome de um dos filmes mais famosos de Stanley Kubrick ("2001: Uma Odisseia no Espaço"), conta uma história fictícia de como o cineasta é convencido por um publicitário a ajudar a Nasa a falsificar a chegada do homem à Lua, que aconteceu em 1969 e foi transmitida pela TV. A história faz sentido, já que até hoje muitas pessoas duvidam que o homem tenha mesmo pisado na Lua.

A chegada de Stephany Folsom acontece depois de muitas mudanças e até polêmicas envolvendo o filme do estúdio de animação comprado pela Disney. John Lasseter, que inicialmente dirigiria o quarto episódio, está afastado da Pixar desde novembro após ser acusado de investidas inapropriadas.

Chefe de criação da Disney e diretor do "Toy  Story" original, de 1995, e também do segundo filme da franquia, Lasseter passou o bastão da direção para Josh  Cooley meses antes do afastamento. O todo poderoso da Pixar/Disney, no entanto, segue como produtor executivo do novo filme.

Rashida Jones e Will McCormack, roteiristas que fariam "Toy Story 4", também se afastaram da produção por "diferenças criativas" com Lasseter. E o filme já foi adiado duas vezes até que a data de 2019 fosse definida. Será que dessa vez vai? Os fãs de uma das animações mais queridinhas da cultura pop torcem para que sim.