Artistas transgêneros quebram barreiras com indicações ao Oscar 2018
Yance Ford fez história nesta terça-feira (23) ao ser o primeiro diretor transgênero a concorrer ao Oscar. No emocionante documentário "Strong Island", o cineasta aborda o assassinato de seu irmão e questiona o sistema judiciário que deixou livre o responsável pelo crime. Veja aqui os indicados ao Oscar 2018.
Enquanto entendia qual seria sua orientação sexual, o diretor teve que enfrentar a tragédia familiar, como ele explicou para o "The Guardian". "Eu deixei de ir ao centro de aconselhamento para descobrir como contaria para a minha família que eu era lésbica para comparecer ao centro de aconselhamento para lidar com meu irmão que tinha acabado de ser morto".
Além de Ford, a produção chilena "Uma Mulher Fantástica" também quebrou barreiras na Academia do Oscar. Nomeado para a categoria de melhor filme estrangeiro, o longa conta a história de Marina Vidal -- interpretado pela atriz transexual Daniel Vega --, que se encontra atormentada pela morte do homem com quem vivia.
Estes não são os primeiros casos de transgêneros que ganham destaque pela Academia. Em 2016, a cantora trans Anohni foi indicado pela música "Manta Ray"; a compositora Angela Morley também foi lembrada na década de 70 com temas para "O Sapatinho e a Rosa: A História de Cinderela" e "O Pequeno Príncipe"; por fim, Paige Warner, também levou para casa uma estatueta por efeitos visuais.
Diferentemente dos anos anteriores, em que o evento foi taxado de racista e preconceito por privilegiar profissionais homens e brancos, o Oscar 2018 trouxe a nomeação histórica de Greta Gerwig por "Lady Bird - A Hora de Voar" -- apenas a 5ª mulher com chances de vencer o prêmio de direção -- e a do cineasta negro Jordan Peele na mesma categoria pelo thriller psicológico "Corra!".
Daniel Kaluuya ("Corra!"), Denzel Washington ("Roman J. Israel, Esq."), Octavia Spencer ("A Forma da Água") e Mary J. Blige ("Mudbound") também estão disputando o aclamado prêmio nas categorias de atuação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.