Greta Gerwig faz história e é indicada ao Oscar de melhor diretora
Greta Gerwig fez história nesta terça-feira (23) ao ser indicada ao Oscar de melhor diretora pelo filme "Lady Bird - A Hora de Voar". Ela também foi indicada na categoria de melhor roteiro original.
A cineasta agora faz parte do seleto grupo formado por apenas cinco mulheres indicadas na categoria de melhor diretora, ao lado de Lina Wertmüller (1977), Jane Campion (1994), Sofia Coppola (2004) e Kathryn Bigelow (2010). Esta última, aliás, foi a única que ganhou, pelo seu trabalho em "Guerra ao Terror".
Outra mulher que também fez história no Oscar deste ano é Rachel Morrison. Ela foi a primeira mulher na história a ser indicada na categoria de melhor fotografia.
Greta chega ao Oscar como favorita, já que a ausência da sua indicação ao Globo de Ouro foi sentida, inclusive com um protesto de Natalie Portman. O trabalho de Greta, no entanto, se sagrou campeão na categoria de melhor filme de comédia ou musical do prêmio entregue pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood.
A diretora vai concorrer com Christopher Nolan ("Dunkirk"), Jordan Peele ("Corra!"), Paul Thomas Anderson ("Trama Fantasma") e Guillermo del Toro ("A Forma da Água).
De acordo com uma reportagem publicada pelo site "The Hollywood Reporter", o fato de pouquíssimas mulheres terem sido indicadas na categoria, bate no sistêmico problema de desigualdade de gêneros que acontece, não só na indústria cinematográfica, como em todos os setores da sociedade.
A falta de representatividade feminina em Hollywood é um problema que ocorre há anos. Por exemplo, cerca de 250 dos filmes mais lucrativos de 2016, apenas 7% tinha diretoras mulheres.
A carreira vitoriosa de "Lady Bird - A Hora de Voar" pode ajudar a reverter essa história. Até o momento, o filme ganhou dois Globos de Ouro e foi indicado em três categorias no Screen Actors Guild Awards e em oito categorias no Critics Choice Movie Awards.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.