Topo

Por que uma cena de masturbação em "A Forma da Água" é tão importante?

Sally Hawkins em cena do filme "A Forma da Água", de Guillermo del Toro - Divulgação
Sally Hawkins em cena do filme "A Forma da Água", de Guillermo del Toro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 09h06

O filme "A Forma da Água", dirigido por Guillermo del Toro, foi o campeão de indicações ao Oscar deste ano em 13 categorias. Mas uma cena do longa-metragem está causando polêmica nos Estados Unidos: o momento em que a personagem principal, Elisa, interpretada por Sally Hawkins, se masturba.

Em entrevista ao site IndieWire, o diretor explicou por que a cena personagem se masturbando é tão importante na história.

"Eu escrevi este papel para Sally porque ela é extraordinária e ordinária ao mesmo tempo", afirmou. "A atriz pode ser aquela pessoa sentada ao seu lado no ponto de ônibus, mas ela também é iluminada, maravilhosa, mágica. Eu quis mostrar que Elisa não é uma princesa animada dos contos de fadas", completou. 

No enredo, a personagem Elisa é muda e se apaixona por uma criatura humanoide anfíbia que vive dentro de um tanque de água numa instalação secreta dos Estados Unidos. E, no filme, tudo que é importante para a personagem tem água.

"Eu queria mostrar a maneira como ela usa a água, por exemplo, para cozinhar os ovos, depois ela entra na água, se masturba, engraxa seus sapatos, vai para o trabalho. Uma rotina perfeitamente aceitável para qualquer padrão", diz, completando que o ato de se masturbar da personagem é algo absolutamente natural da sexualidade feminina.

"Estamos acostumados a nunca descrever a sexualidade feminina ou a descrevê-la de forma artificial ou glamorizada. A maior parte da sexualidade que aparece no filme não é glamorizada. O momento em que os dois personagens ficam juntos, o anfíbio e ela, é feito de maneira muito humana".