Topo

Wesley Snipes quase adaptou "Pantera Negra" para os cinemas nos anos 90

O ator Wesley Snipes como Blade - Reprodução
O ator Wesley Snipes como Blade Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 22h02

Mais conhecido pela trilogia "Blade", o ator Wesley Snipes revelou em entrevista para a "Hollywood Reporter" que tentou adaptar "Pantera Negra" para os cinemas nos anos 90, mas a burocracia acabou emperrando a proposta.

Na época, Wesley vivia o auge do sucesso com filmes como "New Jack City - A Gangue Brutal", e Marvel não andava nada bem das pernas, inclusive a gigante do entretenimento pediu falência em 1996.

Seu empresário, Doug Robertson, disse a Snipes que a Marvel queria que ele fosse o protagonista de "Pantera Negra". E a ideia caiu como uma luva para ele.

"Pantera Negra me chamou a atenção, porque ele era nobre e a antítese dos esteriótipos apresentados sobre os africanos, a história da África e seus grandes reinos. Tinha um significado cultural e social. Era algo que as comunidades negras e brancas não tinham visto antes", contou Snipes.

"Ele é um personagem icônico, com o qual a maior parte do mundo não tem familiaridade e que as comunidades onde cresci adorariam. Olha, desde quando William Marshall interpretou Blacula [o Drácula negro] nos anos 1970 e do fervor das comunidades negras e hispânicas, nunca passou pela minha cabeça que o público não fosse gostar do filme".

Mas os problemas começaram quando a produtora Columbia começou a procurar diretores e roteiristas. O escolhido foi John Singleton, de "Os Donos da Rua", mas desavenças criativas afastaram a dupla de concretizar a primeira adaptação cinematográfica do herói de Wakanda.

Além disso, Snipes admitiu que a tecnologia da época não iria traduzir com louvor o que as HQs entregavam. Já que não conseguiu tirar o Pantera Negra do papel, o ator entrou de cabeça no mundo de Blade.

"Foi uma progressão natural. Os dois [Pantera Negra e Blade] tinham nobreza e eram lutadores. Então pensei, se não podemos fazer o Rei de Wakanda e o reino escondido na África, vamos fazer um vampiro negro".

"Pantera Negra" estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de fevereiro.