Topo

"Shrek" em 3D abre festival de Tribeca em NY

22/04/2010 11h58

Por Christine Kearney

NOVA YORK (Reuters) - O quarto e último filme da série "Shrek" abriu na quarta-feira à noite o festival de cinema de Tribeca, em Nova York, mas desta vez em 3D, marcando uma mudança de tom do evento - do independente para o comercial. Mike Myers e Cameron Diaz percorreram o tapete verde do festival -- mesma cor do ogro protagonista do filme, amado por adultos e crianças. Os três primeiros episódios da série de animação arrecadaram mais de 2,2 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais.

"Esta experiência 'Shrek'... foi qualidade do começo ao fim", disse Myers, que dubla o protagonista nos quatro filmes. "Vou sentir falta do personagem", afirmou. A escolha de "Shrek para Sempre" como abertura do Tribeca, que vai até dia 2 de maio, surpreendeu muitos cinéfilos. É a primeira vez que uma animação ou um 3D abre esse evento, habituado a lançar produções de baixo orçamento ou documentários estrangeiros.

Na noite de quarta-feira, participantes do filme -- como Eddie Murphy e Antonio Banderas -- se juntaram a centenas de outros espectadores que envergavam os óculos escuros do 3D.

"Shrek para Sempre", que chega ao circuito comercial dos EUA em 21 de maio, mostra o ogro (que na versão original tem sotaque escocês) vivendo uma crise da meia idade, com saudade do tempo em que, sem mulher nem filhos, era temido e respeitado. O diretor Mike Mitchell disse que seu personagem é "o Tony Soprano do cinema infantil", em alusão ao mafioso da série de TV "Família Soprano."

Segundo o cineasta, parte do filme foi escrita e filmada em Nova York, inclusive no bairro de Tribeca, muito afetado economicamente por causa dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o vizinho World Trade Center -- episódio que inspirou o ator Robert de Niro a criar o festival em 2002.David Kwok, diretor de programação do evento, disse que a entrada na era do 3D mostra que o festival está atento às mudanças na forma como os filmes são feitos e vistos. Neste ano, também haverá a experiência da exibição de filmes online.

"Conforme o 3D se populariza e mais filmes estão sendo feitos em 3D, então tomara que possamos mostrá-los de forma mais prevalente", disse Kwok. O fato reforça também o reconhecimento do cinema de animação em eventos como os festivais e o Oscar.

Para Cameron Diaz, que dubla a princesa Fiona, grande amor de Shrek, é triste dizer adeus a uma criatura que valorizava tanto a beleza interior. "É muito duro", disse ela. "É o fim. Para o Shrek, para o Reino de Tão, Tão, Distante e todos os personagens, para Shrek e Fiona. Foi um passeio maravilhoso."

(Reportagem adicional de Dylan Howard)