Filmes e séries

Filmes da Alemanha e EUA levam prêmios principais de Tribeca

30/04/2010 13h06

Por Christine Kearney

NOVA YORK  - Um filme alemão sobre uma jovem que se muda para Berlim para fugir de uma vida opressiva em Istambul e um documentário sobre um casal com síndrome de Down receberam os prêmios máximos do Festival Tribeca de Cinema. "When We Leave" ("Die Fremde"), da diretora austríaca Feo Aladag, ganhou dois prêmios: o de melhor longa-metragem narrativo e o de melhor atriz (a alemã Sibel Kekilli).

"Monica & David", da diretora novata Alexandra Codina, levou o prêmio de melhor documentário pelo retrato de um casal norte-americano apaixonado e com síndrome de Down que prepara seu casamento.

Lançado em 2002 e tendo se tornado um festival de cinema de peso importante desde então, Tribeca já exibiu em anos anteriores filmes que acabaram fazendo sucesso junto à crítica, incluindo "Um Táxi para a Escuridão". Este ano o festival lançou um ramo de distribuição e a exibição online de seus filmes para o público que os assistiu pela Internet.

Os filmes premiados fazem parte dos 85 longas-metragens - 55 narrativos e 30 documentários - exibidos no festival, que se encerra no domingo. Entre os jurados que escolheram os filmes premiados estão a cantora Alicia Keys e os atores Zach Braff, Brooke Shields, Jessica Alba e Whoopi Goldberg.

Em comunicado à imprensa, os jurados observaram a paixão pelo cinema demonstrada pelos atores e a diretora de "When We Leave", dizendo que o filme "justapõe questões sociais complexas e anseios humanos honestos". A diretora Aladag passou seis anos trabalhando sobre o filme e ensaiou os atores por sete meses, um período incomum.

"O reconhecimento dado ao talento da diretora Feo Aladag e da atriz Sibel Kekilli é um testemunho da força desse filme," disse David Kwok, diretor de programação de Tribeca.

O ator francês Eric Elmosnino foi premiado como melhor ator de longa-metragem pelo papel de Serge Gainsbourg em uma nova cinebiografia do cantor, famoso pela canção "Je t'aime ... Moi Non Plus."

Menções especiais do júri foram dadas a "Loose Cannons", do diretor turco Ferzan Ozpetek, sobre dois irmãos italianos gays, e ao documentário "Budrus", da diretora norte-americana Julia Bacha, sobre um pai de família que lidera manifestantes israelenses e palestinos numa campanha não violenta para salvar seu vilarejo.

O diretor francês Kim Chapiron recebeu o prêmio de melhor cineasta narrativo novo por "Dog Pound", um drama assustador sobre três adolescentes encarcerados em um centro de detenção, e Clio Barnard foi considerada melhor documentarista nova por "The Arbor," sobre a dramaturga britânica Andrea Dunbar.

Até agora, "Monica and David" é o único dos filmes premiados em Tribeca a já ter contrato de distribuição nos EUA. Juntamente com os outros prêmios, o filme recebeu 25 mil dólares. Uma porta-voz de Tribeca disse que há ofertas de distribuição para outros filmes exibidos no festival e que ela espera que os contratos sejam fechados até a próxima semana.

"My Trip to Al-Qaeda", de Alex Gibney, fechou um contrato antecipado de distribuição com a HBO Documentary Films e foi um dos três filmes do diretor exibidos em Tribeca.

Gibney recebeu o Oscar de melhor documentário por seu filme "Um Táxi para a Escuridão", de 2007, que destaca o tratamento dado pelos EUA aos prisioneiros no Afeganistão e Iraque.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Cinema - Imagens
do UOL
UOL Cinema - Imagens
redetv
redetv
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
Reuters
Reuters
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
redetv
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Cinebiografia a caminho
Reuters
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
Topo