Topo

"Homem de Ferro 2" faz grande estreia nas bilheterias mundiais

Cena de ""Homem de Ferro 2"" - Divulgação
Cena de ''Homem de Ferro 2'' Imagem: Divulgação

03/05/2010 11h49

Por Alex Dobuzinskis

LOS ANGELES (Reuters) - Uma semana antes do início da temporada de verão nos cinemas da América do Norte, o filme do super-herói "Homem de Ferro 2" teve uma estreia surpreendente no exterior arrecadando 100,2 milhões de dólares, segundo estimativas publicadas neste domingo.

"Homem de Ferro 2" estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos e no Canadá, mercado que no final de semana passado viu a refilmagem do filme de terror "A Hora do Pesadelo" assumir a primeira posição com 32,2 milhões de dólares.

Paul Dergarabedian, presidente da empresa de monitoramento Hollywood.com Box Office, disse esperar que "Homem de Ferro 2" consiga mais de 120 milhões quando estrear nos Estados Unidos e no Canadá.

"Existe tremendo interesse", disse ele. "É o pontapé inicial da temporada de verão nos cinemas. As pessoas adoraram o primeiro filme então ficarão em fila pelo segundo -- deve ser uma das maiores estreias de fim de semana de todos os tempos."

"Homem de Ferro 2" estreou em 53 países neste final de semana e arrecadou 100,2 milhões de dólares em 6.764 cinemas, segundo estimativas do estúdio.

O filme teve forte repercussão particularmente na Grã-Bretanha, onde arrecadou 12,2 milhões de dólares, e na Coreia do Sul, onde estreou com 10,8 milhões de dólares.

A produção é baseada em uma história de quadrinhos da Marvel Entertainment. Robert Downey Jr. interpreta um bilionário com uma armadura que ele veste para voar e atacar seus inimigos.

A Walt Disney Co. comprou a Marvel no ano passado por 4 bilhões de dólares. A empresa, nos últimos anos, vem usando sua divisão de estúdios para lançar versões de suas histórias em quadrinhos. "Homem de Ferro 2" é o primeiro filme da Marvel desde que o contrato foi assinado.

Sob o acordo que precedeu a aquisição da Marvel pela Disney, a Paramount Pictures, da Viacom Inc, está distribuindo "Homem de Ferro 2".

"Homem de Ferro" arrecadou 98,6 milhões de dólares nos cinemas dos EUA e Canadá em seu fim de semana de estreia em 2008. A Paramount disse no domingo que nos 53 territórios em que "Homem de Ferro 2" foi lançado, o segundo filme superou a arrecadação de "Homem de Ferro" em sua estreia por 26 por cento.

"Homem de Ferro" arrecadou 585 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

(Reportagem de Alex Dobuzinskis)