Topo

Ator americano de "Guerra ao Terror" visita campo minado no Afeganistão

Jeremy Renner faz o papel do sargento especial William James em ""Guerra ao Terror"" - Divulgação
Jeremy Renner faz o papel do sargento especial William James em ''Guerra ao Terror'' Imagem: Divulgação

28/06/2010 16h45

Por Jonathon Burch

BAGRAM, Afeganistão - Conhecido por desativar bombas no Iraque no filme premiado com o Oscar "Guerra ao Terror", o ator Jeremy Renner enfrentou no domingo um campo minado real no Afeganistão, para chamar a atenção para o trabalho incansável de desativação de minas que continua a matar e mutilar pessoas, anos depois de serem plantadas. Apesar dos anos de esforços para desenterrar e desativar minas plantadas durante décadas de guerra civil e ocupação soviética, mais de 650 quilômetros quadrados de território do Afeganistão ainda são considerados campos minados ativos.

Embora tenha havido uma queda significativa em 2009, nos últimos 30 anos milhares de afegãos foram mortos ou feridos por minas ou restos de explosivos de guerra, muitos deles tendo perdido pernas ou braços ou sofrido lesões graves. Para enfatizar a escala do problema, Renner, 39 anos, uniu-se às Nações Unidas no Afeganistão esta semana e visitou uma equipe de desativadores de bombas afegãos em ação no norte da capital, Cabul.

ASSISTA AO TRAILER DE "GUERRA AO TERROR"

"É uma coisa tremenda", disse ele à Reuters durante sua visita a um campo minado em Bagram, a aproximadamente 100 quilômetros ao norte de Cabul. "Ver esses caras em ação em primeira mão é um presente para mim", disse ele. "Acho que não há muitas pessoas em minha posição - sou apenas um ator bobo - que têm a oportunidade de vir para o Afeganistão em tempo de guerra e ter essa experiência em primeira mão."

"Guerra ao Terror", que recebeu seis Oscar este ano, incluindo o de melhor filme, acompanha um grupo de elite de soldados que desativam bombas nas ruas do Iraque. Um dos personagens centrais é o de Renner, o sargento William James, um rebelde insensato. Em uma cena, ele tira suas roupas protetoras, apesar dos protestos de seus colegas, antes de desativar uma bomba.

ORGULHO

No domingo, Jeremy Renner optou pela segurança, vestindo uma roupa e uma máscara protetoras de Kevlar antes de aventurar-se no campo minado.

Abdul Latif, um veterano que trabalha há 16 anos desativando minas, passou seu detector de metal lentamente sobre o chão, mostrando a Renner como se faz o trabalho. Com a ajuda de um intérprete, Renner lhe perguntou se Latif sente orgulho por seu trabalho. "Faço isso porque amo meu país", respondeu Latif.

Renner disse que decidiu visitar o Afeganistão porque quis ver o trabalho concreto que vem sendo feito.