Topo

"Toy Story 3" supera Sandler e Cruise nas bilheterias

Personagens do filme ""Toy Story 3 - 3D", da Disney/Pixar - Divulgação
Personagens do filme ''Toy Story 3 - 3D", da Disney/Pixar Imagem: Divulgação

28/06/2010 14h52

LOS ANGELES, EUA -- Os heróis animados de "Toy Story 3" esmagaram Adam Sandler e Tom Cruise e lideraram as bilheterias norte-americanas pelo segundo fim de semana consecutivo, segundo estimativas do estúdio divulgadas nesta segunda-feira.

"Toy Story 3", produzido pela Pixar Animation da Disney, vendeu cerca de 59 milhões de dólares em ingressos nos Estados Unidos e no Canadá entre sexta-feira e domingo.

Woody, Buzz Lightyear e seus amigos conseguiram os 100 milhões de dólares em bilheterias internacionais depois de arrecadarem 36,1 milhões de dólares em um final de semana em 32 países, representando 35 por cento do mercado internacional. O México contribuiu com 34 milhões de dólares, segundo a Disney.

A comédia liderada por Sandler "Gente Grande" ficou em segundo lugar arrecadando surpreendentes 41 milhões de dólares, e o filme de ação e comédia de Cruise, "Encontro Explosivo" ficou distante em 3o lugar com 20,5 milhões de dólares -- apesar de ter se saído melhor do que alguns especialistas previam.

A arrecadação de "Toy Story 3" em 10 dias chegou a 226,6 milhões de dólares, conquistando o quarto lugar nas maiores bilheterias do ano atrás de "Alice no País das Maravilhas", "Homem de Ferro 2" e "Shrek Para Sempre", à frente por apenas 3 milhões de dólares.

"Gente Grande", um projeto de 70 milhões de dólares da Columbia Pictures, divisão da Sony Corp, foi a quarta maior estreia da bem-sucedida carreira de Sandler.

Sandler e os astros coadjuvantes Kevin James, Chris Rock, David Spade e Rob Schneider -- que interpretam colegas de escola que se reúnem para se divertir na meia-idade -- participaram amplamente da trajetória promocional do filme.

"É o principal filme deste verão", disse Rory Bruer, presidente da distribuição internacional da Columbia.

Mas críticos estavam menos impressionados, e o filme conseguiu apenas 10 por cento de avaliações positivas no site Rotten Tomatoes.

Apesar da idade média de 45 anos dos astros, pouco mais de metade do público tinha menos de 25 anos, e espectadores com menos de 18 anos foram os que mais gostaram do filme, segundo pesquisa do estúdio. Mulheres representavam 53 por cento dos ingressos comprados.

"ENCONTRO EXPLOSIVO"

Em contraste, Cruise, que faz 48 anos neste sábado, tende a atrair um público mais velho. Espectadores de 25 anos ou mais representavam 56 por cento do público de "Encontro Explosivo".

Os 20,5 milhões de dólares arrecadados na estreia não se comparam aos últimos grandes filmes de Cruise -- "Missão Impossível 4", de 2006, que arrecadou 48 milhões de dólares e "Guerra dos Mundos", com 65 milhões de dólares em 2005.

Cruise interpreta um agente secreto em "Encontro Explosivo", fazendo suas próprias cenas de dublê. Ele também contracena com Cameron Diaz, que não participa de um filme de 100 milhões de dólares desde a segunda versão de "As Panteras" em 2003. Cruise e Diaz já atuaram juntos no filme "Vanilla Sky" em 2001.

Os últimos das cinco maiores arrecadações nos cinemas deste final de semana foram "Karatê Kid", com 15,4 milhões de dólares e "Esquadrão Classe A", com 6 milhões de dólares. A total acumulado por esses filmes aumentou para 135,6 milhões de dólares e 62,8 milhões respectivamente após três finais de semana.

(Reportagem de Dean Goodman)