Topo

"Eclipse" lidera bilheterias dos EUA e deve quebrar recorde do feriado de 4 de Julho

Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) em cena de "Eclipse" - Divulgação
Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) em cena de "Eclipse" Imagem: Divulgação

Dean Goodman

De Los Angeles

04/07/2010 19h48

O mais recente filme da saga Crepúsculo já superou a marca de 100 milhões de dólares no terceiro dia de exibição na América do Norte, e estimativas divulgadas neste sábado são de que a película deva se aproximar da quebra do recorde de 200 milhões de dólares até o término do final de semana prolongado pelo Dia da Independência nos Estados Unidos.

"A Saga Crepúsculo: Eclipse", o tão ansiosamente aguardado terceiro filme da série de romance de vampiros, arrecadou cerca de 121,4 milhões de dólares em ingressos entre quarta e sexta-feira, disse a distribuidora Summit Entertainment.

Para o período entre sexta e domingo, o estúdio prevê atingir 80,2 milhões de dólares e um total de 106,1 milhões de dólares nos quatro dias, com a inclusão do feriado na segunda-feira. Isso elevaria a 198,9 milhões de dólares as vendas de ingressos nos primeiros seis dias após o lançamento do filme.

O recorde para vendas de ingressos num período incluindo o Dia da Independência pertence a "Homem Aranha 2", que arrecadou 180 milhões de dólares em seus seis primeiros dias de vendas, que também começaram numa quarta-feira.

TRAILER DE "ECLIPSE"

Com relação aos outros filmes da série "Crepúsculo", "Lua Nova" arrecadou 179 milhões de dólares nos seis primeiros dias durante um período em que não houve feriado em novembro. Um ano antes, seis dias após o lançamento, "Crepúsculo" teve bilheteria de 88 milhões de dólares na América do Norte.

O atual valor na arrecadação de final de semana para o novo filme pode apresentar grandes variações quando novas estimativas forem divulgadas neste sábado e no domingo. Os estúdios às vezes erram ou se mostram mais conservadores quando emitem previsões. Os dados finais serão divulgados na terça-feira.

Se as estimativas iniciais se cumprirem, "Eclipse" vai chegar ao terceiro lugar na lista entre os filmes com maior bilheteria nos primeiros seis dias em todos os tempos na América do Norte. À frente dele estão "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (222 milhões de dólares) e "Transformers: a Vingança dos Derrotados" (215 milhões de dólares), de acordo com a Box Office Mojo.

O filme gira em torno do romance entre a adolescente Bella Swan (Kristen Stewart) e o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson), em meio às tentativas do lobisomem Jacob Black (Taylor Lautner) de conquistá-la. Críticos gostaram mais desse último filme que dos dois anteriores, segundo o site Rotten Tomatoes.

"Último Mestre do Ar", do diretor M. Night Shyamalan, o mesmo de "O Sexto Sentido", é outro novo lançamento. O total arrecadado dois dias após estrear foi de 32,95 milhões de dólares, disse a distribuidora Paramount Pictures, unidade da Viacom.

Após duas semanas na primeira colocação nas bilheterias da América do Norte, a animação da Pixar "Toy Story 3" deve cair para a terceira posição na semana. O filme arrecadou 10,5 milhões de dólares na sexta-feira --contra 28,6 milhões de dólares de "Eclipse" e 16,6 milhões de dólares de "Último Mestre do Ar"--, elevando suas vendas de ingressos na América do Norte a 269,3 milhões de dólares, informou a Walt Disney, controladora da Pixar.