Topo

Sem acordo para fazer "O Hobbit", Peter Jackson está em Los Angeles para fechar elenco

Peter Jackson fala aos jornalistas no lançamento de "Um Olhar do Paraíso", em dezembro de 2009 - Getty Images
Peter Jackson fala aos jornalistas no lançamento de "Um Olhar do Paraíso", em dezembro de 2009 Imagem: Getty Images

14/07/2010 00h05

LOS ANGELES, EUA - O filme "O Hobbit" ainda não recebeu "luz verde" dos estúdios, mas Sir Peter Jackson está em Los Angeles esta semana para se reunir secretamente com atores.

A viagem do diretor neozelandês para escalar o elenco, que incluiu passagens por Nova York e o Reino Unido, destaca a evolução de uma complexa série de acordos para levar o romance épico de J.R.R. Tolkien para a tela grande.

Fontes dizem que o acordo de Jackson com a Warner para dirigir a adaptação em duas partes do "Hobbit" está perto de ser fechado, mas o problema continua a ser a difícil situação financeira da MGM, que detém metade dos direitos de adaptação da obra.

A Warner, que atua como principal estúdio na co-produção, está negociando furiosamente com a MGM, que está sendo representada por um comitê de credores e acionistas. Mesmo que a Warner quisesse financiar o filme, seria necessário a assinatura de uma reticente MGM.

Jackson, que está em Los Angeles desde sábado, trabalha com a diretora de elenco Victoria Burrows para reunir o que poderá ser um grande elenco internacional para o projeto.

O projeto de adaptação de "O Hobbit" para o cinema percorreu um caminho acidentado até o momento. O diretor Guillermo del Toro abandonou o projeto repentinamente em maio por conta de atrasos no cronograma de produção. Jackson, que dirigiu a trilogia "O Senhor dos Anéis" e atuaria como produtor no "Hobbit" expressou preocupações sobre o calendário e disse aos estúdios em reuniões privadas que não se comprometeria com o projeto a não ser que a produção dos filmes fosse acelerada e pudesse lançá-los respectivamente em 2012 e 2013.

(Borys Kit e Matthew Belloni)