Topo

Filmes de Robert Redford e Emilio Estevez vão estrear em Toronto

28/07/2010 11h47

Por Cameron French

TORONTO, CANADÁ - As premieres mundiais dos novos filmes dos diretores Robert Redford e Emilio Estevez estão entre os destaques do Festival Internacional de Cinema de Toronto deste ano, que terá uma programação mais enxuta que em edições anteriores.

A 35a edição do festival terá cerca de 290 filmes, menos que o número habitual de cerca de 350, disse nesta terça-feira o executivo-chefe e diretor do festival, Piers Handling. Mais ou menos 312 filmes foram exibidos em 2009, um ano em que o cinema independente foi prejudicado pela recessão.

A queda no número de filmes levou a poucos contratos de distribuição fechados no ano passado, e analistas do setor agora procuram sinais de que o cinema esteja se recuperando.

Handling disse que já está testemunhando um aumento nos financiamentos de filmes. As coisas estão de volta ao lugar onde estavam dois anos atrás", disse o diretor após uma coletiva de imprensa em que ele e o co-diretor Cameron Bailey anunciaram uma lista parcial de 50 títulos, metade dos quais fará sua estreia mundial em Toronto.

Fundado em 1976, o Festival de Toronto hoje tem status equivalente ao de festivais como os de Cannes ou Sundance e atua como plataforma de lançamento de filmes internacionais em busca de exposição e distribuição na América do Norte. Além disso, tem um histórico forte de revelar filmes que acabam fazendo sucesso no Oscar.

O festival terá filmes estrelados por Nicole Kidman, Ewan McGregor, Paul Giamatti, Robert DeNiro e outros. Embora a lista de filmes seja um pouco menor que a do ano passado, o festival, que será aberto em 9 de setembro, terá 11 dias de duração, um a mais que o habitual.

"Isso proporcionará ao público a chance de assistir a qualquer joia oculta que possa ter deixado passar", disse Bailey.

No passado, "joias ocultas" como "Quem Quer Ser Um Milionário?", "Guerra ao Terror" e "Crash" saíram de Toronto para conquistar a glória no Oscar.

REDFORD, SPACEY, SHEEN

As premieres de gala deste ano vão incluir "The Conspirator", de Robert Redford, que trata do assassinato de Abraham Lincoln; "Casino Jack", de George Hickenlooper, com Kevin Spacey no papel do lobista de Washington condenado Jack Abramoff, e "The Way", de Emilio Estevez, estrelado por Martin Sheen, pai do diretor.

Entre os trabalhos canadenses, o festival vai exibir "Score: A Hockey Musical" em sua abertura e também terá o ansiosamente aguardado "Barney's Version", de Richard J. Lewis, com Paul Giamatti e Dustin Hoffman em uma adaptação do romance "A Versão de Barney", de Mordecai Richler.

O festival costuma atrair para Toronto uma multidão de diretores e atores de cinema, além de mais de mil profissionais de imprensa e inúmeros executivos e representantes de cinema.

Handling disse que o restante da programação será anunciado em agosto.