Filmes e séries

Em novo "Karate Kid", personagem aprende kung fu

26/08/2010 15h49

SÃO PAULO - A grande dúvida que aparece ao longo dos excessivos 140 minutos do novo "Karate Kid" é por que a palavra 'karate' está no título, já que a luta que o protagonista aprende é, na verdade, kung fu.

O detalhe pode até passar despercebido, já que o longa, embora seja o quinto da série, é um remake do original de 1984, que trazia Ralph Macchio e Pat Morita nos principais papeis. Desta vez, eles são substituídos por Jaden Smith (filho de Will Smith e Jada Pinkett-Smith, produtores do filme) e o consagrado ator chinês Jackie Chan ("A Hora do Rush").

O novo "Karate Kid", que estreia em cópias dubladas e legendadas, parece destinar-se mais ao público infantil do que a adolescentes e adultos, que provavelmente vão encarar com certo cinismo a batalha história do esportista que derrota não apenas seus oponentes mas também seus próprios medos e inseguranças.

Jaden é Dre Parker, um garoto americano que se muda com a mãe viúva, Sherry (Taraji P. Henson, de "O Curioso Caso de Benjamin Button"), para a China quando ela é transferida no trabalho. Boa parte de "Karate Kid" foi rodada em Pequim. Assim, tudo aquilo que se vê na tela são locações reais, que introduzem um certo exotismo e beleza mas, mesmo assim, não conseguem disfarçar a dramaturgia simplista da trama.

TRAILER DO FILME "KARATE KID"

Visitas à Grande Muralha e à Cidade Proibida são algumas das coisas mais interessantes do filme, que também mostra o cotidiano da capital chinesa, onde praticamente todo mundo que interage com Dre tem domínio da língua inglesa. O menino logo faz amigos e inimigos na escola e se apaixona por Mei Ying (Han Wenwen). A menina é amiga de infância de Cheng (Wang Zhenwei), o garoto que mais implica com o protagonista, ou para usar o termo da moda, um 'bully'.

Cheng faz parte de uma academia de kung fu que mais parece um treinamento fascista e tem como uma das poucas metas na vida a de maltratar Dre. Entra em cena o sr. Han, um zelador de prédio interpretado por um Jackie Chan bem mais contido, que não faz caras, bocas nem estripulias, como habitualmente. Ele toma o protagonista como seu pupilo e decide treiná-lo para um campeonato de kung fu no qual o garoto irá enfrentar vários adversários, inclusive Cheng.

Dirigido por Harald Zwart ("A Pantera Cor-de-Rosa 2"), "Karate Kid" segue mais ou menos à risca o original. Naquele filme, o jovem aprendiz era obrigado a encerar um carro várias vezes como uma lição moral e até mesmo física. Aqui, o aprendizado tem a ver com colocar e tirar a jaqueta e depois pendurá-la num suporte.

Ao longo dessa jornada, suor e lágrimas vêm à tona. Como é de se esperar, ao final, mestre e pupilo incorporam lições que seguirão pela vida toda. Se isso soa como um tema surrado para os adultos, as crianças podem se divertir com os clichês - afinal, o filme foi feito para elas. Prova disso é que a canção final é cantada por Justin Bieber, o jovem cantor canadense.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Reuters
Reuters
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
redetv
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Cinebiografia a caminho
Reuters
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Topo