"O Último Exorcismo" supera "Takers" em bilheteria dos EUA
LOS ANGELES - O longa "O Último Exorcismo" superou a estréia de "Takers" e encerrou a segunda semana de reinado do longa "Os Mercenários", de Sylvester Stallone, nas bilheterias do final de semana dos EUA, neste domingo.
Com a lucrativa temporada de verão norte-americana para o cinema chegando ao fim, os blockbusters têm cedido os holofotes para gêneros de baixo orçamento.
O terror "O Último Exorcismo", filmado em estilo de documentário com um grupo de atores desconhecidos, faturou estimadosUS$ 21,3 milhões durante os primeiros três dias de estréia, informou a distribuidora Lionsgate.
O longa bateu o filme "Takers", da Sony Pictures, que ficou com a renda de US$ 21 milhões. Porém, os números podem mudar nesta segunda-feira, quando os resultados finais forem anunciados.
Os filmes ficaram acima das expectativas e, rapidamente, se tornaram lucrativos. Mulheres contabilizaram 52% da audiência para ambos.
"O Último Exorcismo" foi produzido de maneira independente, com cerca de US$ 2 milhões e adquirido pela distribuidora Lionsgate por um valor similar. Mas o filme ganhou uma fraca nota "D" em pesquisas conduzidas pela Cinemascore, empresa responsável por monitorizar a reação do público às produções de Hollywood, de acordo com a própria Lionsgate.
"Estamos chocados", disse David Spitz, presidente da distribuidora local da companhia, observando que o longa obteve boas críticas.
"Takers", cujo elenco inclui Matt Dillon, Paul Walker e Idris Elba, custou cerca de US$ 32 milhões.
Uma novidade foi o relançamento de "Avatar", maior filme de bilheteria da história, que ficou na 12ª colocação do Top 10 EUA, com um faturamento de US$ 4 milhões em um circuito limitado de 862 salas 3D.
A ficção científica da 20th Century Fox, em versão estendida em mais nove minutos, foi "estritamente para fãs", disse uma autoridade do estúdio. O total arrecadado já chega a US$ 753,8 milhões.
Enquanto isso, "Os Mercenários", escrito, dirigido e estrelado por Sylvester Stallone, escorregou para o terceiro lugar com a marca de US$ 9,5 milhões em ingressos vendidos, para um valor total de US$ 82 milhões computados em três semanas de exibição.
(Reportagem de Dean Goodman)
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