Topo

Ator McCarthy, de "Vampiros de Almas", morre aos 96 anos

O ator Kevin McCarthy participa de evento em homenagem a Marilyn Monroe em 2005 - Amanda Edwards/ Getty Images
O ator Kevin McCarthy participa de evento em homenagem a Marilyn Monroe em 2005 Imagem: Amanda Edwards/ Getty Images

13/09/2010 12h51

WASHINGTON, EUA - O ator norte-americano Kevin McCarthy, que estrelou como um assustado médico de uma pequena cidade no aclamado filme de ficção científica "Vampiros de Almas", de 1956, morreu no sábado aos 96 anos, informou a mídia norte-americana.

McCarthy apareceu em diversas produções de teatro, cinema e televisão nos EUA e foi indicado ao Oscar pela versão cinematográfica da peça de Arthur Miller "A Morte do Caixeiro Viajante".

Mas ele conquistou o maior reconhecimento por sua memorável interpretação de um médico que tenta em vão alertar os moradores da cidade sobre alienígenas, em "Vampiros de Almas".

O filme de baixo orçamento foi selecionado pelo Instituto Americano de Cinema (American Film Institute, AFI) como um dos dez melhores de ficção científica de todos os tempos, e foi incluído no Registro Nacional de Filmes do Congresso Nacional dos EUA por sua importância.

Dirigido por Don Siegel, foi considerado por muitos especialistas uma metáfora dos medos do comunismo em sua época. No roteiro, moradores da cidade californiana são sistematicamente substituídos por clones alienígenas.

McCarthy, na cena mais conhecida do filme, corre em pânico em direção ao trânsito, gritando alertas: "Eles não são humanos" e "Você é o próximo".

O filme também contou com Dana Wynter, King Donovan e Carolyn Jones. Posteriormente, o ator apareceu brevemente na refilmagem em 1978, com Donald Sutherland, reintitulada "Invasores de Corpos".

McCarthy ganhou uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel de Biff Loma em 1951, na versão cinematográfica de "A Morte do Caixeiro Viajante". Ele interpretou o mesmo papel na produção teatral de 1949 em Londres.

(Reportagem de Will Dunham)