Topo

James Franco dá vida a um montanhista em filme que encerra o Festival de Londres

James Franco em cena do filme ""127 Hours"", de Danny Boyle - Divulgação
James Franco em cena do filme ''127 Hours'', de Danny Boyle Imagem: Divulgação

Adam Jourdan

28/10/2010 16h48

LONDRES (Reuters Life!) - O festival de cinema de Londres de 2010 chegou ao fim nesta quinta-feira (28) com a première europeia de "127 Hours", a versão do diretor britânico Danny Boyle sobre a história real de um montanhista que cortou o próprio braço para sobreviver.

O ator James Franco interpreta o sobrevivente Aron Ralston no filme que tem sua maior parte gravada dentro de um espaço fechado e claustrofóbico, entre algumas rochas. O longa se concentra no montanhista, enquanto ele tenta soltar o seu braço preso por uma pedra.

 

TRAILER DO FILME ''127 HOURS''

Enquanto a exaustão e o desespero aumentam ao longo da provação que dura cinco dias, a ação vai se construindo para um ponto sem volta.

O diretor foi questionado o que faria no lugar de Ralston. O montanhista norte-americano foi forçado a amputar seu antebraço direito quando estava preso num cânion remoto de Utah, em 2003.

"Acho que uma das coisas de termos entrado nesse projeto é que todos nós o faríamos -- e se você não tivesse uma faca, você o arrancaria com a boca, o que é uma coisa extraordinária de se dizer", disse Boyle numa entrevista coletiva depois de o filme ser exibido para a imprensa.

"Os animais fazem isso o tempo todo e, quando tudo está perdido, sim, você faria isso." Franco descreveu a história como "um incrível exemplo de vontade humana". Ele afirmou que Boyle o pressionou para que atuasse da forma mais autêntica possível.

"Eu não cortei meu próprio braço fora. Mas Danny gosta de ultrapassar um pouco os limites ou pressionar seus atores." Ele descreveu uma cena, um único take de 22 minutos que deixou seu braço roxo e machucado.

"Em uma cena no início do filme onde o ator fica preso por uma rocha, dentro do espírito da exploração de Danny - porque não acho que ele tenha de fato planejado filmar dessa forma - ele disse 'Tente puxar seu braço para fora, faça o que puder, bate na pedra, chute-a, empurre."

"E não pare antes que eu diga corta. Eu disse 'Tudo bem, estou nessa, mas pegue isso no primeiro take." A première encerra o festival anual, que este ano incluiu 201 longas e 112 curtas provenientes de 68 países.