Filmes e séries

"Skyline - A Invasão" investe tudo nos monstros

Divulgação
Luzes estranhas aparecem no céu de Los Angeles (EUA) no filme ''Skyline - A Invasão'' Imagem: Divulgação

Irmãos e cineastas, Colin Strause e Greg Strause acumulam cerca de 60 créditos como desenhistas de efeitos visuais, em grandes produções como "Avatar", "2012" e "X Men Origens - Wolverine", todos de 2009.

Eles uniram-se a dois outros parceiros da mesma área técnica, Joshua Cordes e Liam O1Donnell, os quais assinam como roteiristas a ficção científica "Skyline - A Invasão", dirigida pelos irmãos Krause. O filme estreia em cópias dubladas e legendadas.

É de se esperar que, dada a formação destes quatro envolvidos, a maior preocupação esteja nos efeitos visuais, especialmente na criação dos temíveis alienígenas que tomam Los Angeles de assalto. Pilotando naves gigantescas, eles atraem os humanos com raios de luz azul e devoram impiedosamente os habitantes da cidade.

TRAILER DO FILME "SKYLINE - A INVASÃO"

Ilhados num luxuoso apartamento, os amigos Jarrod (Eric Balfour) e Terry (Donald Faison) haviam se reencontrado há pouco tempo. Bem-sucedido no mundo da música pop, Terry quer que o amigo deixe Nova York e venha trabalhar com ele em Los Angeles. O plano parece em suspenso, agora que os alienígenas ameaçam liquidar a cidade - e não se sabe o que acontece além de suas fronteiras, porque as emissoras de televisão saíram do ar. Embora, curiosamente, o fornecimento de luz continue.

Duas mulheres estão no apartamento, a esposa de Terry, Candice (Brittany Daniels), e a namorada de Jarrod, Elaine (Scottie Thompson) - que acaba de descobrir que está grávida. Um detalhe que não só cria tensão entre o casal como terá um sinistro desdobramento mais adiante na história.

A construção do roteiro é mínima. Os personagens se movimentam no espaço do apartamento, tentando escapar da visão de seus inimigos, além de controlar os suprimentos, que começam a escassear. Tudo indica que há poucos sobreviventes ao massacre e as perspectivas de uma expedição fora do prédio são as piores possíveis. Uma tentativa de escapar de carro resulta num enorme susto e algumas baixas.

Contando com um elenco em sua maioria vindo de séries de televisão - caso de David Zayas, de "Dexter", que interpreta um zelador -, o filme não aposta muito no desenvolvimento dos personagens, que parecem meros pretextos para que os monstros do espaço os persigam, criando sequências de ação e novos efeitos especiais. A bem da verdade, nem tão sofisticados assim.

Pode-se enxergar uma série de referências a outras produções do gênero, como os sucessos "Independence Day", "Guerra dos Mundos" e, particularmente, "Aliens" - com cujos monstros estes daqui se parecem muito. Mas não há, de modo algum, a qualidade com que se podia contar naqueles exemplares. "Skyline - A Invasão" é explicitamente uma produção B, visando consumo rápido, possivelmente, de um público nada exigente.

Ainda assim, os diretores foram ambiciosos, criando um final que aponta para uma sequência - com tudo para ser do mais puro horror.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Blog do Barcinski
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
Topo