Topo

"Enrolados" desbanca "Harry Potter" na América do Norte

Cena da animação da Disney ""Enrolados"" - Divulgação
Cena da animação da Disney ''Enrolados'' Imagem: Divulgação

Bob Tourtellotte

06/12/2010 07h00

LOS ANGELES - A animação da Disney "Enrolados" tirou o filme com o mago adolescente Harry Potter do primeiro lugar das bilheterias neste final de semana, arrecadando U$21,5 milhões durante três dias pouco movimentados nos cinemas da América do Norte, segundo estimativas dos estúdios no domingo.

Depois de manter a primeira posição por duas semanas seguidas, "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" escorregou para o segundo lugar, arrecadando 16,7 milhões de dólares. O filme teve venda total nos Estados Unidos e no Canadá de mais de 244 milhões de dólares em três semanas. É produzido pela Warner Bros., unidade da Time Waner Inc.

"Enrolados", baseado no conto de fadas Rapunzel, acumulou para a Walt Disney Co. mais de 96 milhões de dólares em duas semanas.

A única grande estreia da semana, o filme de ação "The Warrior's Way", ficou em nono lugar, com pouco menos de 3,1 milhões de dólares arrecadados para a Relativity Media.

O final de semana após o feriado de Ação de Graças nos EUA é tradicionalmente um período lento nos cinemas, depois dos grandes lançamentos no final de semana anterior.

O suspense "Incontrolável", com Denzel Washington, e o musical "Burlesque", com Christina Aguilera e Cher, ficaram em 3o e 4o. lugar, empatados com quase 6,1 milhões de dólares cada.

O último dos cinco maiores sucessos nas bilheterias foi o romance "O Amor e Outras Drogas", estrelando Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway. O filme arrecadou 5,7 milhões de dólares em ingressos, acumulando um total de 22,6 milhões de dólares em dois finais de semana para seu estúdio, a Fox.

Um dos destaques foi o lançamento limitado do drama "Cisne Negro", um dos mais bem-cotados para o Oscar e que conta a história de uma conturbada bailarina vivida por Natalie Portman. Ao estrear em apenas oito cidades, arrecadou 1,4 milhão de dólares, um valor recorde para uma pré-estreia da Fox Searchlight (divisão da Fox) na média por cinema. O filme vendeu o equivalente a 77.500 dólares por cinema.

Outro drama que com altas expectativas para o Oscar, "O Discurso do Rei", levou uma média de 54.300 dólares em seis locais de exibição, impulsionando suas vendas totais para mais de 800 mil dólares em duas semanas.