Topo

"Nárnia" se recupera na bilheteria mundial e chega ao topo

Atores em cena do filme "Crônicas de Nárnia 3" - Divulgação
Atores em cena do filme "Crônicas de Nárnia 3" Imagem: Divulgação

13/12/2010 12h22

LOS ANGELES  - O terceiro filme da série de fantasia "Nárnia" chegou ao topo da bilheteria no mundo no domingo, apesar de um começo lento na América do Norte, onde foi superado por "O Turista".

"As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada" venderam 105,5 milhões de dólares em ingressos mundialmente, segundo a distribuidora 20th Century Fox.

Mas o público nos Estados Unidos e no Canadá contribuiu com apenas 24,5 milhões de dólares nos primeiros três dias. Especialistas haviam previsto entre 30 milhões e 40 milhões de dólares na estreia do filme, o terceiro baseado nos livros de C.S. Lewis.

"O Turista", com Angelina Jolie e Johnny Depp interpretando um casal desajustado que se conhece em Veneza, estreou em segundo lugar na América do Norte, arrecadando 17 milhões de dólares, abaixo das estimativas que previam cerca de 20 milhões de dólares em vendas de ingressos. Nos outros países, o filme arrecadou 8 milhões de dólares.

Os dois filmes foram castigados pelos críticos. Ambos são produções de alto investimento -- 150 milhões e 100 milhões de dólares, respectivamente -- e precisam de fortes vendas mundiais para se tornarem lucrativos.

O campeão da semana passada na América do Norte, a animação da Disney "Enrolados", escorregou para o terceiro lugar, com 14,6 milhões de dólares. Seu total acumulado chegou a 115,6 milhões de dólares depois de três semanas. Nas bilheterias mundiais, as vendas estão a 77 milhões de dólares em 17 países.

Talvez o maior destaque entre os dez grandes sucessos das bilheterias tenha sido um filme de pequeno orçamento. "Cisne Negro" saltou sete posições, ficando em sexto lugar, com 3,3 milhões de dólares em apenas 90 cinemas, em seu segundo final de semana.

O suspense no mundo do balé, com Natalie Portman e Mila Kunis, está entre as dezenas de filmes que disputam a atenção na temporada das premiações.