Topo

Filme sobre Facebook é grande premiado do Critics' Choice Awards

15/01/2011 14h47

LOS ANGELES, 15 de janeiro (Reuters) - O filme sobre o Facebook, "A Rede Social", foi o grande favorito dos críticos de televisão na sexta-feira, quando venceu diversos prêmios no Critics' Choice Awards, incluindo melhor filme, antecipando a temporada de premiações em Hollywood.

O filme, que conta a história do site de redes sociais desde sua criação em um dormitório universitário até a conquista de um milhão de usuários, também garantiu o troféu de melhor diretor para David Fincher e roteiro adaptado para o escritor Aaron Sorkin, entre outros.

Fincher não estava presente para receber o prêmio mas, ao levar seu troféu, Sorkin fez questão de mencionar o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que não participou da produção do filme de ficção.

No palco, Sorkin chamou Zuckerberg de "um líder extraordinário" e "altruísta" e disse: "todos temos com você uma dívida de gratidão" por criar um site na Internet que se arraigou em grande parte da sociedade".

Colin Firth foi nomeado melhor ator por seu papel como o rei gago George VI em "O Discurso do Rei". Seu personagem precisa provar ao Reino Unido que pode ser um líder nos dias sombrios que antecipam a Segunda Guerra Mundial. O filme também levou o prêmio de melhor roteiro original.

Natalie Portman, que anunciou recentemente que está grávida e noiva, levou o troféu de melhor atriz por sua interpretação de uma bailarina no drama "Cisne Negro".

Outro grande premiado da noite foi o drama "O Vencedor", que levou o troféu de melhor elenco, atriz coadjuvante para Melissa Leo, e ator coadjuvante para Christian Bale.

Os prêmios do Critics' Choice são entregues pela Associação de Críticos de Cinema (Broadcast Film Critics Association), que inclui cerca de 250 críticos de TV, rádio e Internet, sendo o maior grupo de críticos de cinema e TV dos Estados Unidos e do Canadá.

O evento ocorreu apenas dois dias antes da cerimônia de entrega do Globo de Ouro, da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, e pouco mais de uma semana antes da divulgação dos indicados ao Oscar, no dia 25 de janeiro.