Filmes e séries

Hollywood se apronta para o Oscar

Por Bob Tourtellotte

LOS ANGELES (Reuters) - Hollywood poliu a estátua do menino de ouro, o Oscar, para sua cerimônia de premiação no domingo, com "O Discurso do Rei" e "A Rede Social" liderando os palpites para as maiores premiações do cinema mundial.

A apresentação contará com dois jovens anfitriões, os atores James Franco, 32, e Anne Hathaway, 28, marcando a primeira vez que um homem e uma mulher apresentam o Oscar juntos. Hathaway é a apresentadora mais jovem da história do programa de TV de segunda maior audiência nos Estados Unidos, que é transmitido ao vivo em mais de 200 países do mundo.

"O Discurso do Rei" e o filme sobre o Facebook "A Rede Social" são considerados os favoritos para o prêmio de melhor filme pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Os candidatos favoritos nas categorias de atriz e ator, incluindo Nicole Kidman, Natalie Portman, Javier Bardem e Colin Firth, vão desfilar pelo tapete vermelho em frente ao Teatro Kodak, em Hollywood, em elegantes vestidos e smokings antes da cerimônia na noite de domingo.

Os produtores dizem que a cerimônia, na qual mais de 20 prêmios serão entregues em pouco mais de três horas, serve para conectar os fãs de cinema à Hollywood tradicional, ao mesmo tempo que reconhece o futuro, com webcams e Twitter.

Os melhores momentos do show ocorrerão quando os ganhadores do Oscar derem seus discursos emocionados ao receberem o prêmio.

"O público quer ver as pessoas emocionadas", disse o produtor Don Mischer.

A DISPUTA PELA ESTATUETA

Durante meses antes da entrega do Oscar, várias premiações são realizadas por grupos do setor, como o Círculo de Críticos de Nova York, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, o Sindicato dos Diretores dos EUA e o Sindicato dos Atores dos EUA.

Agora que chegou a hora do Oscar, os fãs ficaram de olho em "Rede Social", que narra a ascensão do Facebook a partir de um site de universidade até virar um fenômeno global, recebendo muitos prêmios da crítica.

Mas no final da temporada de premiações, "O Discurso do Rei", que narra a história da gagueira do rei britânico e seus demônios pessoais, foi o favorito de vários grupos de profissionais do cinema.

Agora, os dois filmes se enfrentarão, com "O Discurso do Rei" apontado como o favorito.

Colin Firth, no papel de protagonista do rei George 6o, em "O Discurso do Rei", é visto como provável vencedor como melhor ator, depois de ter levado a melhor entre grupos de críticos e de profissionais do cinema. Christian Bale e Melissa Leo, do drama de boxe "O Vencedor", são os mais cotados nas categorias de ator e atriz coadjuvantes.

A disputa de melhor atriz está apertada entre Natalie Portman, a bailarina "Black Swan", e a estrela Annette Bening, que interpretou uma mãe lésbica com problemas familiares em "Minhas Mães e Meu Pai".

A categoria de melhor diretor deverá ficar entre o veterano David Fincher, de "A Rede Social", e o novato Tom Hooper, de "O Discurso do Rei".

Será que vai haver uma surpresa? Observadores do Oscar acreditam que não.

"Parece que os favoritos cruzarão a linha de chegada", disse Tom O'Neil, analista veterano do Oscar nos sites theenvelope.com e goldderby.com.

Mas tudo pode acontecer. Como se diz em Hollywood, o tapete vermelho está desenrolado, o champanhe está no gelo e as limusines estão esperando. Está na hora do Oscar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
redetv
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
Cinema
Blog do Nilson Xavier
do UOL
Reuters
EFE
AFP
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Da Redação
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
Topo