Filmes e séries

Com humor sombrio, "O Homem ao Lado" zomba da burguesia com briga de vizinhos

A prova de que a comédia de humor negro argentina "O Homem ao Lado" não tem nada de fantasiosa é que, há algum tempo, foi exibida na TV brasileira uma briga entre vizinhos bem parecida com esta do filme - embora aquela do programa dominical tenha tido um desenrolar e resolução bem mais tranquilos.

O imbróglio entre os dois vizinhos se dá por conta de uma janela que está sendo construída com vista para o quintal de um deles. Mas não é apenas isso: o local em questão foi a única criação do arquiteto Le Corbusier na América do Sul, chamada de Casa Curutchet, em Buenos Aires. É bem provável que o verdadeiro local - ao menos sua fachada - tenha sido usado como locação do filme.

O morador do local, na ficção, é o designer Leonardo (Rafael Spregelburd) - sujeito rico, refinado e um tanto esnobe. Sua paz acaba no dia em que seu vizinho, Victor (Daniel Aráoz), começa a obra. As primeiras marteladas o acordam e, quando se dá conta, vê um buraco na parede que separa as duas casas: o local da futura janela.

Os métodos convencionais parecem não surtir efeito. Eles conversam, entram em acordos - que Victor não cumpre - e brigam novamente. Não ajuda o fato de Victor ser um sujeito estranho, de modos e manias bastante peculiares. Seu furgão é como uma casa, com móveis e até um globo de discoteca. Sabe-se lá o motivo.

TRAILER DO FILME "O HOMEM AO LADO"

Victor invade cada vez mais a vida insípida da família de Leonardo. A mulher (Eugenia Alonso) é professora de ioga, mas vive irritada e briga com todo mundo. A filha (Inés Budasse), por sua vez, não tira os fones do iPod do ouvido e passa o filme inteiro sem trocar uma palavra com as outras pessoas.

Leonardo também vive no seu mundo envernizado, coberto de cultura, que ele parece não compreender, e futilidades. Um exemplo é uma cena quando ouve música erudita com um amigo. Eles falam sobre as inovações criadas por um determinado compositor. Até mencionam a ousadia de colocar marteladas, mas, só mais tarde, notam que os golpes não fazem parte da música - estão acontecendo na casa ao lado.

Em "O Homem ao Lado", os diretores Mariano Cohn e Gastón Duprat fazem uma crítica à superficialidade da burguesia, às convenções a que os ricos e finos se atêm. No entanto, o filme podia ir mais a fundo nisso - ficando na superficialidade perde a oportunidade de ser mordaz em relação à futilidade da classe média argentina - e, por tabela, de boa parte da do mundo. Boas ideias estão espalhadas pelo filme. Há momentos engraçados, mas outros em que boas oportunidades parecem apenas ensaiadas e abandonadas.

A Casa Curutchet, assim como a premiada poltrona desenhada por Leonardo, é tecnicamente impecável, mas com suas rampas e paredes de vidro parece fria, pouco confortável. É nessa bolha que a burguesia se fecha e ignora o restante do mundo - uma visão de mundo que os diretores do filme, de vez em quando, compartilham.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Blog do Barcinski
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
Topo