Topo

Filme esquecido estrelado por Chaplin pode ser vendido por uma fortuna

"Zeped", filme perdido de Charles Chaplin - Reprodução
"Zeped", filme perdido de Charles Chaplin Imagem: Reprodução

31/05/2011 14h06

LONDRES, Inglaterra - Um curta-metragem esquecido que inclui imagens do comediante lendário Charlie Chaplin está previsto para render mais de 100 mil libras (165 mil dólares) quando for a leilão em junho, disse nesta terça-feira a casa de leilões Bonham's.

O curta "Charlie Chaplin in 'Zepped'", que seria um filme de propaganda política feito na Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial, foi encontrado dentro de uma velha lata amassada de rolo de fita que o colecionador Morace Park comprou por 3,20 libras no site de leilões online eBay.

De acordo com a casa de leilões, o filme de sete minutos mostra Chaplin enfrentando o dirigível alemão Zeppelin e inclui algumas das primeiras sequências de animação da história do cinema.

"Num primeiro momento, eu não tinha ideia do que tinha em mãos", disse Park. "Fui falar com especialistas em cinema na Europa e nos Estados Unidos, e um comentário foi comum a todos: nenhum deles tinha visto esse tipo de filme antes". O crítico de cinema e biógrafo de Chaplin David Robinson disse que Chaplin provavelmente nunca soube da existência do filme.

Robinson disse que o criador anônimo do curta-metragem juntou sequências não utilizadas de três filmes anteriores de Chaplin - "Seu Novo Emprego" (1914), "A Jitney Elopement" (1915) e "O Vabagundo" - e incluiu sequências de animação "stop-motion" e outros efeitos.

Park encontrou casualmente um anúncio de uma exibição comercial do filme na publicação Manchester Film Renter e descobriu que o trabalho provavelmente foi enviado ao Egito com o intuito de elevar a moral das tropas britânicas estacionadas no país.

Os dirigíveis alemães Zeppelin atacaram a Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial, e a Bonham's disse que o filme "Zepped" provavelmente foi criado com o objetivo de desfazer a preocupação provocada pelos ataques. Mas o filme nunca chegou a ser distribuído amplamente, possivelmente devido à natureza delicada do assunto, os ataques, na época de seu lançamento, em 1916.

A Bonham's disse que "Zepped" é o primeiro filme do qual se tem conhecimento a ter combinado sequências de ação ao vivo com outras de animação e que o filme deve ser arrematado "por uma cifra importante na casa dos seis algarismos" quando for posto à venda em um leilão de memorabília de entretenimento, em 29 de junho.

"O fato de este filme frágil e inflamável, de nitrato, ter sobrevivido desde 1916, ser estrelado pelo maior ícone de cinema da época e nunca antes ter sido visto pelo grande público é incrível", disse uma especialista a Bonham's, Stephanie Connell. "Sem dúvida o filme fará uma contribuição importante para a história dos primórdios do cinema."

Embora Chaplin não tenha participado da produção de "Zepped", ele satirizou o líder nazista Adolf Hitler em um filme de 1940 que ficou famoso, "O Grande Ditador".

(Reportagem de Mike Collett-White)